Carta (gênero textual): o que é, estrutura e exemplos de como fazer

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Carta é uma mensagem escrita que o remetente (quem manda a carta) envia para o destinatário (quem recebe a carta) com a intenção de comunicar algo.

As cartas podem ser escritas em linguagem formal ou informal, dependendo da situação.

Geralmente, a carta é enviada em um envelope, sendo feita conforme uma estrutura definida, que se resume a: cabeçalho, saudação inicial, corpo do texto, saudação final e assinatura.

Dentre os tipos de cartas, alguns são: carta pessoal, carta comercial, carta de leitor, carta de reclamação,

Como fazer uma carta

Para fazer uma carta, precisamos escolher o tipo de linguagem - formal ou informal - conforme a situação comunicativa. Uma carta pessoal podemos usar linguagem informal, enquanto em uma carta comercial usamos linguagem formal.

Além disso, precisamos pensar no que queremos comunicar e fazer um rascunho, se necessário, para tentar resumir ou organizar a nossa comunicação. Dessa forma, garantimos que a nossa carta não fique muito longa e seja coerente.

Feito isso, preenchemos os elementos que compõem a carta: cabeçalho, saudação inicial, corpo do texto, saudação final e assinatura.

Estrutura da carta

A estrutura da carta é o modo como ela é organizada a partir dos seguintes elementos: cabeçalho, assunto ou referência, saudação inicial, corpo do texto, saudação final, assinatura e cargo.

Cabeçalho: inserir local e data.

Assunto ou referência: indicar o motivo principal da comunicação ou a referência que permita uma identificação rápida do assunto. (elemento usado em cartas formais)

Saudação inicial: inserir um cumprimento ("Querida Ana", em uma carta pessoal, e "Prezados senhores", para uma carta comercial, por exemplo.)

Corpo do texto: inserir a mensagem que queremos transmitir.

Saudação final: inserir um cumprimento de despedida ("Com afeto", em uma carta pessoal, e "Atenciosamente", para uma carta comercial, por exemplo.)

Assinatura: inserir o nome do remetente (quem manda a carta) e, em alguns casos, inserir também a assinatura própria.

Cargo: inserir o cargo do remetente (quem manda a carta) com a assinatura. (elemento usado em cartas comerciais, por exemplo)

Exemplo de carta pessoal

Brasil, 12 de abril de 2024.

Querido amigo,

Espero que esta carta te encontre bem. Sinto muito a sua falta, mas estou feliz por você ter embarcado em uma nova aventura.

Como tem sido a sua adaptação aí? Imagino como deve ser a experiência de explorar uma nova cultura e conhecer pessoas diferentes.

E o seu trabalho? Estou curioso para saber como você tem se saindo.

Dê resposta e me conta as novidades todas. E lembra que estou aqui, sempre, para qualquer coisa que precisar.

Fica bem. Estou torcendo por você!

Com carinho,

João.

Exemplo de carta comercial

São Paulo, 12 de abril de 2024.

Assunto: correção de orçamento

Prezados senhores,

Escrevo para solicitar uma correção no orçamento que nos foi enviado recentemente.

Ao analisar os detalhes do orçamento fornecido, identificamos elementos que precisam ser ajustados, os quais passamos a citar:

  • número e cor das cadeiras não são os solicitados
  • valor total das mesas não corresponde ao preço unitário

Agradeço sua atenção e aguardo a versão corrigida do orçamento.

Atenciosamente,

José Santos
(Gerente)

Tipos de cartas

Dentre os tipos de cartas, alguns são: carta pessoal, carta comercial, carta de leitor, carta de reclamação,

As cartas pessoais podem conter linguagem informal, porque são usadas nas comunicações entre amigos e familiares.

As cartas comerciais contem linguagem formal, porque são usadas nas comunicações com pessoas que geralmente não conhecemos e num contexto que requer seriedade.

As cartas do leitor são enviadas, em geral, para jornais e revistas como maneira de conferir apoio ou demonstrar insatisfação com o material veiculado, seja ele informativo ou publicitário.

Não existe um modelo específico para as cartas de leitores e há veículos que publicam trechos ou a íntegra, conforme a repercussão do assunto.

Com o aumento da leitura pela Internet, jornais e revistas eletrônicas direcionam espaço específico no projeto gráfico para comportar as cartas do leitor.

A carta aberta está entre os principais instrumentos de participação política. É uma maneira de demonstrar de forma clara um problema, assunto ou tema de interesse coletivo.

O remetente poder ser um indivíduo ou um grupo de pessoas, representantes, sindicatos ou associações.

Leia também: Gêneros Textuais

Para saber mais sobre os tipos de cartas:

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
Daniela Diana
Edição por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.