Água Potável

A Água Potável é toda água própria para o consumo. A água é um líquido incolor, inodoro (sem cheiro), insípida (sem sabor) e insossa (sem sal), essencial para a sobrevivência humana.

Deve ter certa quantidade de sais minerais dissolvido, que são importantes para a saúde. Além disso, ela deve estar livre de materiais tóxicos e micro-organismos, como bactérias, protozoários etc.

Encontrar, coletar, tratar e distribuir a água é um processo bastante complexo, sendo muito caro e depende das condições.

A água cobre 70% da superfície da terra. Apesar da abundância, a água limpa está cada vez mais cara e rara. A água doce apropriada para o consumo humano, corresponde a apenas 2,5% do total. Menos de 0,5% está em depósitos acessíveis ao homem.

Em julho de 2010, o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou uma resolução que define a água como um direito humano tão fundamental quanto o direito à vida e à liberdade porém, isso não assegura que as populações carentes, no mundo, passem a receber água potável em casa.

O consumo de água per capita multiplicou-se por mais de dez vezes no último século porém, ainda existem milhões de pessoas sem acesso à água potável.

Para saber mais: Água

As Reservas Mundiais de Água

A água na Terra é praticamente invariável há milhões de anos, o que muda é a sua distribuição e a sua qualidade. O Brasil, a Rússia, a China e o Canadá, são os países que basicamente têm as maiores reservas de água do mundo.

A África e o Oriente, especialmente não dispõem de recursos hídricos para abastecer sua população com o mínimo necessário, que varia de 20 a 50 litros diários por pessoa.

No Brasil, que abriga 12% de toda a água superficial do planeta, há um desequilíbrio em sua distribuição, onde 70% da disponibilidade hídrica está na Bacia Amazônica. O Sudeste densamente povoado, guarda apenas 6% das reservas.

A água de poços e fontes vem sendo utilizada intensamente como abastecimento humano, segundo o IBGE/2008, 10% dos domicílios brasileiros usam água subterrânea para abastecimento. O Brasil possui importantes reservatórios subterrâneos de água potável, entre eles, o Aquífero Guarani, o Alter do Chão, Cabeças, Furnas, Itapecuru e Serra Geral.

Para saber mais: A Importância da Água e Escassez de Água.

Água Mineral

A água mineral é uma água geralmente potável, que brota de fontes do subsolo. Nela são encontrados um maior número de sais minerais como: cálcio, potássio, magnésio, bicarbonato, nitrato, sulfato etc.

A água mineral pode ser bebida diretamente da fonte desde que esteja preservada da poluição e contaminação ambiental e que seu processo de engarrafamento esteja livre de contaminações.

Leia sobre os Alimentos de origem mineral.

Dessalinização

A dessalinização das águas do mar e de aquíferos subterrâneos com salinidade elevada vem sendo a solução para vários países que possuem tecnologia e capital, pois a água potável gerada por essas usinas de dessalinização é um produto muito caro e inacessível a muitas populações.

Leia: