Cérebro


O cérebro é o "computador central" de nosso corpo, localizado dentro da caixa craniana, faz parte do sistema nervoso, para onde convergem todas as informações que recebemos.

O cérebro representa apenas 2% da nossa massa corporal porém consome mais de 20% do nosso oxigênio. Comanda as atividades como o controle da ações motoras, a integração dos estímulos sensoriais e as atividades neurológicas como a memória e a fala.

Anatomia do Cérebro Humano

O cérebro é formado por dois tecidos superpostos. O córtex cerebral, mais externo, é o mais extenso, de coloração cinza, composto pelos corpos celulares dos neurônios e outras células nervosas.

O tecido de coloração branca é o núcleo cerebral, rico em fibras nervosas que estabelecem comunicação entre o córtex cerebral, os órgãos sensoriais e os músculos de todo o corpo.

Lóbulos do Cérebro (Lobos Cerebrais)

O cérebro está dividido em quatro lóbulos com ligações entre si, no centro das fissuras.

CérebroOs lobos e hemisférios cerebrais

As denominações de lóbulo frontal, parietal, temporal e occipital, estão associadas aos ossos do cranio.

Lobo Frontal

É o maior dos quatro, se estende por trás da testa. Responsável pelos mais simples movimentos físicos, como também pelas funções do aprendizado, do pensamento, da memória e da fala.

Lobo Parietal

Localizado por trás do frontal, se estende até a parte posterior da cabeça. Responsável pela percepção espacial e pelas informações sensoriais de dor, calor e frio.

Lobo Temporal

Localizado na base do parietal, até a altura dos ouvidos é responsável pelos estímulos auditivos.

Lobo Occipital

É o menor dos quatro, situado na parte posterior do temporal, recebe e processa as imagens visuais.

Hemisférios do Cérebro

O cérebro é formado por duas metades chamadas de hemisférios cerebrais.

A metade esquerda controla o lado oposto do organismo, ou seja, a ordem dos movimentos dirigidos para o lado direito partem do hemisfério esquerdo. Se o hemisfério dominante é o lado direito do cérebro a pessoa será canhota.

CérebroLateralidade cerebral e principais atividades

Cada hemisfério controla uma série de funções, por exemplo, o hemisfério direito é que nos confere a capacidade de reconhecer rostos e objetos. Já o lado esquerdo do cérebro controla nossa capacidade de leitura e escrita, assim como nos permite identificar regras gramaticais.

No entanto, esses hemisférios atuam em conjunto e em algumas funções são comprovadamente controladas pelos dois lados, como a fala, por exemplo. Estudos com pessoas que tiveram um dos hemisférios lesionados e continuaram a falar mostraram esse resultado.

Leia também:

Funções do Cérebro

Cérebro

O cérebro comanda todas as nossas atividades e sentimentos, tais como os movimentos corporais, a memória e nossas emoções. Se somos capazes de andar, falar e refletir isso se deve à atuação conjunta de diversas regiões do cérebro.

Conheça mais sobre os Órgãos do corpo humano.