Energia Solar

Compartilhar no Facebook

A energia solar é uma energia renovável utilizada paraaquecimento de água, fonte de energia elétrica ou energia térmica.

Como Funciona a Energia Solar?

A energia solar é obtida através da luz do sol e produzida por meio de placas luminosas, compostas de células fotoelétricas, que têm como função captar a energia luminosa e térmica provenientes do sol. Além disso, esse tipo de energia pode ser obtida nas usinas solares compostas por inúmeros coletores que captam a energia sol.

Tipos de Energia Solar

Dois métodos para a obtenção de energia solar são utilizados: Método Direto e o Método Indireto. Assim, o método direto é obtido a partir do contato da luz solar com as células fotovoltaicas gerando corrente elétrica, por exemplo, nas placas luminosas instaladas nas casas. Já no método indireto, a absorção da luz solar é feita através das usinas solares, por meio de painéis de captação de luz, que tem como intuito central concentrar a energia solar que chega ao nosso planeta de forma muito difusa.

Energia Solar e o Meio Ambiente

Por ser considerada uma energia renovável, limpa e não poluente, a energia solar é uma energia que não causa danos à natureza. Nesse sentido, seus estudos têm despertado o interesse de muitos pesquisadores, biólogos e ambientalistas, porém o seu custo é muito elevado e, por este motivo, ainda é pouco utilizada no mundo.

Curiosidades

  • Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provém das fontes de energias solares.
  • O maior produtor mundial de energia solar é o Japão, seguido da Alemanha e dos Estados Unidos.
  • Em Israel, 70% das residências possuem coletores solares.
  • Em 2013 o Governo Espanhol aprovou a lei de privatização do sol. Com isso, as pessoas que possuírem em suas casas, placas de captação de energia solar, serão multadas.
  •  A maior central fotovoltaica no mundo foi inaugurada em março de 2013 pela Shams Power Company, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A central permite fornecer energia a 20.000 casas e reduzir as emissões de CO2 em 175 mil toneladas por ano.

Veja também