Homem Vitruviano

Daniela Diana
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

O Homem Vitruviano ou Homem de Vitrúvio é um desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519) que foi produzido em 1490, durante o Renascimento.

Ele representa o ideal clássico de beleza, equilíbrio, harmonia das formas e perfeição das proporções. Hoje é uma das obras mais conhecidas e reproduzidas no mundo.

Praça de Belgrave, Londres

Estátua do Homem Vitruviano na Praça de Belgrave, Londres

História

Leonardo da Vinci registrava seus estudos em diários, e assim, ele produziu diversos desenhos.

O Homem Vitruviano foi inspirado na obra De Architectura do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, o Vitrúvio.

Segue o trecho da obra em que Leonardo utilizou para produzir seu desenho:

Um palmo é o comprimento de quatro dedos
Um pé é o comprimento de quatro palmos
Um côvado é o comprimento de seis palmos
Um passo são quatro côvados
A altura de um homem é quatro côvados
O comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura
A distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem
A distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem
A distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem
O comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem
A distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem
A distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem
A distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem
O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem
A distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto
A distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto
O comprimento da orelha é um terço do da face
O comprimento do pé é um sexto da altura

Assim, o desenho de Da Vinci reflete com maestria as proporções humanas esboçadas por Vitrúvio.

Com a união de estudos de matemática, arquitetura e filosofia, Da Vinci conseguiu atingir a perfeição no desenho, o qual nem mesmo Vitrúvio havia alcançado.

Características da Obra

Homem Vitruviano

As principais características do Homem Vitruviano estão relacionadas com a proporcionalidade e o nível de perfeição das formas.

Ele é apontado como uma figura de proporções ideais, segundo o modelo clássico de beleza.

A técnica utilizada por Da Vinci foi lápis e tinta sobre o papel e tem como dimensões 34 por 24 cm.

No desenho temos um homem nu representado numa sobreposição de imagens. Elas formam quatro posições diferentes.

Numa delas, os braços fazem um ângulo de 90 graus; e noutra, eles aparecem mais acima da cabeça.

Em relação às pernas da figura, notamos um desenho com as pernas mais cerradas e outro, com as pernas abertas.

Note que duas formas geométricas auxiliaram Da Vinci em seus cálculos: um círculo e um quadrado.

Interessante notar que mesmo com mudança das posições esboçadas por Leonardo, o umbigo representa o centro de equilíbrio, o qual permanece imóvel.

Significado Filosófico

O desenho de Da Vinci está intimamente relacionado com a filosofia humanista e o conceito de antropocentrismo. Ambos foram basilares e muito difundidos na época do Renascimento.

Tanto no antropocentrismo como na filosofia humanista temos a tomada do pensamento racional. Nele, o homem torna-se o centro do mundo, em contraposição ao teocentrismo, na qual Deus está no centro do mundo.

Leia mais em Humanismo Renascentista.

Curiosidades

  • O Homem Vitruviano está exposto na Gallerie dell’Accademia, em Veneza, na Itália.
  • O desenho é também chamado de “Cânone das Proporções”.
  • Devido suas proporções e técnicas, a obra de Leonardo é considerada um algoritmo matemático. Sendo assim, a área total do círculo é equivalente à área do quadrado (quadratura do círculo).
  • Além de Da Vinci outros artistas tentaram reproduzir o homem descrito por Vitrúvio. São eles: Francesco di Giorgio Martini, Albrecht Dürer, Cesare Cesariano, Walther Hermann Ryff e Robert Fludd.

Leia também sobre outras obras do artista:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.