Hóquei no gelo: regras, equipamentos e história do esporte

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Professor de Educação Física

O hóquei no gelo é um esporte de inverno derivado do hóquei de campo. Com os jogadores utilizando patins, um stick (o taco) e um puck (disco usado como “bola”), o objetivo do hóquei é fazer gols na baliza adversária.

Regras do hóquei no gelo

A pista de hóquei, chamada de rink, mede 60 metros de comprimento por 30 metros de largura e é arredondada nos cantos. Em toda a sua volta, há uma borda de 1,07 m para evitar que o puck (o disco) saia da pista.

O jogo de hóquei é disputado entre dois times formados por 6 jogadores, que incluem:

  • 1 goleiro
  • 5 jogadores de linha, geralmente 2 defesas e 3 atacantes

Um dos jogadores de linha é o capitão do time, sendo identificado pela letra “C” que traz na camisa do uniforme.

No hóquei, os jogadores podem ser substituídos várias vezes, não havendo número limite de substituições.

jogadores disputando puck em jogo de hoquei no gelo

A disputa de hóquei no gelo é jogada em três tempos de 20 minutos cada. O cronômetro para sempre que a partida é interrompida ou que o puck sai da pista. Entre um tempo e outro, há um intervalo de 20 minutos.

Cada equipe tem direito a um pedido de tempo (timeout) de 30 segundos durante o jogo, que pode ser solicitado somente quando a partida for interrompida.

O jogo recomeça quando o árbitro lança o puck. Esse momento é chamado de face-off.

No fim, vence a partida quem tiver mais gol. No entanto, se o tempo terminar e os times estiverem empatados, há 5 minutos de prorrogação. Na prorrogação, o jogo termina logo que o primeirogol é marcado, dando a vitória à equipe que o marcar.

Faltas no hóquei no gelo

As faltas mais frequentes no hóquei no gelo envolvem o uso do stick (o bastão) para derrubar o adversário ou como um gancho para puxá-lo.

As faltas no hóquei podem ser penalizadas com a suspensão do jogador por alguns minutos, a suspensão de um ou mais jogos, entre outras medidas disciplinares.

Equipamentos do hóquei no gelo

O puck (disco usado como “bola”) é feito de borracha vulcanizada, pesa por volta de 170 g, mede 7,6 cm de diâmetro e 2,5 cm de espessura.

Os sticks (tacos) são feitos de madeira e têm tamanhos personalizados para cada jogador, mas devem ter, no máximo, 1,65 metros. As medidas dos sticks são feitas a partir do chão até o nariz do jogador.

Os patins são arredondados nas pontas e constituídos por quatro partes: bota, lâmina, porta-lâmina e cadarços.

O capacete deve ser rígido e estofado com espuma. Pelo fato de ser um esporte de bastante contato físico, para garantir a segurança dos jogadores, os atletas têm que usar capacete, obrigatoriamente.

Além do capacete, os atletas usam também:

  • luvas
  • joelheiras
  • protetor para a boca
  • protetores para os cotovelos
  • protetores para os ombros
  • protetores para as pernas
  • protetor para o pescoço

História do hóquei

O hóquei no gelo foi criado para permitir a prática durante o inverno rigoroso, sendo uma adaptação do hóquei tradicional, de campo. Tudo começou quando soldados começaram a jogar hóquei em rios congelados no Canadá, entre os séculos XVIII e XIX.

O primeiro jogo em ambiente fechado foi realizado em Montreal, no Canadá, em 1875.

O esporte ganhou popularidade, principalmente entre os canadenses e os norte-americanos. Desde a criação dos Jogos Olímpicos de Inverno, o hóquei no gelo faz parte do programa olímpico, o que aconteceu em 1924.

A estreia da seleção brasileira masculina de Hóquei em uma competição de hóquei no gelo aconteceu no Pan-Americano de Hockey no Gelo, em 2014, no México. Em 2015, o Brasil conquistou uma medalha de bronze na mesma competição.

Leia também:

Esportes de invasão: o que são e exemplos

Tipos de esporte: invasão, marca, precisão, combate, rede e parede

Referências Bibliográficas

O Hockey. Documento acessado no site oficial da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo. Disponível em: https://www.cbdg.org.br/modalidades/hoquei-no-gelo/

Official Rube Book 2023/24. Documento acessado no site oficial da International Ice Hockey Federation. Disponível em: blob.iihf.com

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.