Mata das Araucárias

Juliana Diana
Juliana Diana
Professora de Biologia e Doutora em Gestão do Conhecimento

A Mata das Araucárias ou Mata dos Pinhais é um ecossistema que pertence ao bioma da Mata Atlântica. Ela ocupa parte dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com manchas esparsas em São Paulo e Minas Gerais.

Ocupa áreas de planaltos com altitudes superiores a 500 m e encontra-se muito devastada em razão da ocupação humana.

Por ser repleta de pinheiro-do-paraná a região é assim denominada por conta do seu nome científico Araucaria angustifolia, conhecida como Araucária.

Lembrando que:

Ecossistema é um conjunto formado por seres vivos e o ambiente, que interagem entre si.

Bioma é o conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos, e que podem ser identificados em nível regional.

Características da Mata das Araucárias

Mata das Araucárias
Foto de Vitoriano Junior (Shutterstock)

Também chamada de Floresta Ombrófila Mista, possui clima subtropical, ou seja, com as estações do ano bem definidas. Os invernos são frios e os verões quentes, com temperaturas médias anuais oscilando entre 18 ºC e 22 ºC.

No verão as médias variam entre 24 °C a 27 ºC, enquanto no inverno ficam entre 10 ºC e 15 ºC. Isso indica uma elevada amplitude térmica, pois as máximas de verão podem chegar a 35ºC e no inverno as mínimas atingem 0 ºC.

No inverno ocorrem geadas frequentes, além de precipitação de neve nas áreas mais elevadas, por conta da ação da massa polar atlântica (mPa).

As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, exceto em períodos de estiagem causados por anomalias climáticas. Um exemplo é a ocorrência do La Niña, que consiste no resfriamento anormal das águas do Pacífico.

O solo é muito fértil e sempre úmido, visto que os rios ao redor são perenes, ou seja, têm água durante todo o ano. São profundos e bem desenvolvidos, particularmente o solo de “terra roxa”, presente na região. O solo de terra-roxa, presente na região, resulta da decomposição do basalto do Mesozoico.

Fauna da Mata das Araucárias

Como faz parte do bioma da Mata Atlântica, o ecossistema da Mata das Araucárias apresenta grande riqueza de espécies da flora e da fauna.

É importante destacar que muitos animais correm o risco de extinção. Alguns desses animais são endêmicos, ou seja, que vivem e se desenvolvem somente neste tipo de ambiente.

Na lista dos animais que sofrem riscos de extinção estão: a onça-pintada, macaco-prego, mono carvoeiro e jaguatirica, dentre outros.

Muitas outras espécies de mamíferos, aves, répteis e insetos, sobretudo, borboletas se destacam. Tem também temos a presença significativa na região de jiboias, corais, jararacas, teiú, sanhaço, dentre outros.

A flora da Mata das Araucárias

A Mata das Araucárias apresenta árvores de grande porte, podendo chegar a 50 m de altura. Destaca-se o pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), mas encontra-se também a canela sassafrás, a imbuia, a erva-mate, o cedro e o xaxim, algumas delas endêmicas.

As árvores que se destacam são as coníferas, principalmente os pinheiros, e as diferentes espécies de plantas epífitas. São exemplos bromélias, orquídeas, cactáceas, pteridófitas e piperáceas.

Questões Ambientais sobre a Mata das Araucárias

A ocupação humana trouxe inúmeros problemas ambientais, especialmente o desmatamento para o uso das espécies vegetais e o tráfico de animais silvestres.

O risco de extinção das Araucárias é bastante concreto, pois a exploração excessiva vem desde o período da ocupação. Essa exploração continua com a expansão das cidades e da agropecuária.

Atualmente a Mata das Araucárias conta com remanescente de cerca de 3% da sua extensão original, que já chegou a cobrir 200.000 mil km2.

Hoje apenas 0,2% do território original está protegido em unidades de conservação, que são áreas naturais relevantes para o Brasil e protegidas por lei, que objetivam garantir da preservação da biodiversidade.

Curiosidade sobre a Mata das Araucárias

O Pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifólia) é a espécie de pinheiro mais emblemático da Mata das Araucárias no Brasil. No Paraguai é chamado de kuri'y, e pino parana na Argentina. Comercialmente é conhecido por parana pine.

O nome Araucária deriva de Arauco, uma região do Chile.

Conheça também sobre:

Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.