O que é nomadismo? História, povos nômades e características

Thiago Souza
Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

O nomadismo é uma característica de indivíduos ou grupos que não possuem residência fixa. Essa prática marcou o período paleolítico na Pré-História e se manteve para determinadas culturas.

O fato de não possuírem residência fixa nesse período ocorria pelo não domínio da agricultura do ser humano. Assim, em grupos, vagavam pelos locais em busca de alimentos e moradia.

Quando esta se tornava escassa, eles precisavam encontrar um novo lugar para sua sobrevivência.

Atualmente temos também os chamados nômades digitais que, aproveitando das características do trabalho remoto, viajam o mundo conhecendo diferentes culturas e modos de vida.

Qual a diferença entre nômades e sedentários?

Povos nômades são os que não possuem residência fixa. Portanto, na pré-história, vagar busca de condições favoráveis para sua sobrevivência.

Já os povos sedentários são os que possuem residência fixa. Isso ocorreu após o domínio da agricultura e da domesticação de animais. Assim, se tornou possível produzir e estocar alimentos.

Foi o nomadismo que proporcionou o surgimento das primeiras cidades, considerando que dessa maneira os seres humanos passaram a viver e modificar a natureza a seu favor em locais fixos.

Nomadismo na Pré-História

Durante o período Paleolítico, os primeiros hominídeos começaram a organizar sua vida em grupos. Nessa época, os grupos humanos se moviam constantemente em busca de alimento, água e abrigo, adaptando-se ao ambiente ao seu redor.

Esses grupos eram classificados como caçadores-coletores. Eles dependiam da natureza ao seu redor, coletando frutas, nozes, sementes e raízes, além de caçar animais para obter carne e pele para roupas e abrigo.

Os caçadores-coletores se adaptavam ao ambiente ao seu redor, migrando para novas áreas conforme os recursos se esgotavam.

Quando os alimentos se tornavam escassos ou as condições climáticas desfavoráveis, os grupos migravam para outros espaços, sempre em busca de um melhor meio para sobrevivência.

Tecnologias e instrumentos utilizados pelos povos nômades

As tecnologias utilizadas pelos grupos humanos nômades durante a pré-história eram ferramentas de pedra e ossos, como machados, facas e lanças, usadas para caçar e preparar alimentos, além de construir abrigos temporários.

Esses povos não haviam desenvolvido a agricultura e nem haviam aprendido a domesticação de animais. Por conta disso, precisavam sair em busca de alimentos.

Eles também utilizavam fogo para cozinhar alimentos e se aquecer, além de fazerem cestos, esteiras e outros objetos de materiais vegetais disponíveis.

Tais objetos eram de qualidade inferior, tanto pelas técnicas utilizadas (ainda não tão eficazes) quanto pelo fato de precisarem ser descartáveis, considerando que, por não possuírem residência fixa, precisavam abandonar parte de seus pertences ao migrar de uma região para outra.

Foi a partir da Revolução Agrícola, ocorrida no Neolítico, que o ser humano passou a ter residência fixa e criar animais em ambiente controlado.

Dessa forma, produzindo seu próprio alimento, não era mais necessário se deslocar para outras regiões.

Leia mais em: Revolução Agrícola

Alguns povos nômades atualmente

O nomadismo é uma prática ainda presente entre alguns grupos sociais. Podemos citar:

  • Beduínos - um grupo nômade que habita principalmente a região do Oriente Médio, especialmente em países como a Arábia Saudita, Jordânia e Egito.
  • Roma - também conhecidos como ciganos, os Roma são um grupo nômade com uma história longa e complexa que remonta a séculos na Europa. Eles são encontrados em vários países em todo o mundo.
  • Mongóis - os pastores nômades da Mongólia têm uma longa história de viver em tendas e pastorear animais, como cavalos e ovelhas. Eles ainda são uma parte significativa da população mongol.
  • Nômades digitais - são pessoas que trabalham remotamente e não têm uma residência fixa.
  • San ou bosquímanos - os San são um grupo de povos indígenas que habitam principalmente o sul da África. Eles são caçadores-coletores e se deslocam em busca de recursos naturais.

O nomadismo nos anos após a sedentarização

Mesmo com a sedentarização da humanidade, alguns grupos se mantiveram no nomadismo.

Alguns mercadores, desde a antiguidade, apesar de ter residência fixa, viajavam de cidade em cidade para vender seus produtos ou serviços.

Havia também alguns grupos de pastores, que procuravam pastos para alimentar seu rebanho.

Continue aprendendo:

Thiago Souza
Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.