Parágrafo

Daniela Diana
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

O parágrafo corresponde a uma estrutura textual onde estão contidas informações de um texto, sendo caracterizado por um recuo em relação à margem esquerda do texto.

O texto constitui um todo coeso, sendo composto de diversos parágrafos. Estes, são constituídos por diversas frases, que apresentam uma determinada coerência e coesão entre si, ou seja, uma ideia central mediante pontuação e uso de elementos coesivos adequados à semântica do texto.

A passagem de um parágrafo ao outro, dependerá do conteúdo e da finalidade do emissor de construí-lo.

A partir disso, lembre-se que a eficácia de um texto ou de abordar sobre um tema, se formam mediante o discurso e a concatenação das ideias apresentadas pelo locutor (emissor), de forma a permitir o entendimento do interlocutor (receptor).

A palavra, do grego “parágrafos” significa “escrever ao lado” ou “escrito ao lado”, sendo seu símbolo (§), ainda muito utilizado nos artigos legislativos.

Curioso notar que o símbolo do parágrafo, equivale a dois ésses (S) envolvidos, que representam as iniciais das palavras latinas “signumsectionis” (sinal de secção, de corte).

Tipos de Parágrafo

Dependendo da dimensão e do tipo de texto, os parágrafos são classificados em:

  • Longos: muito utilizado em textos acadêmicos, monografias, teses e artigos, pois apresentam conceituações, definições e exemplificações.
  • Médios: normalmente encontrado nos meios de comunicação como as revistas e os jornais. Esse tipo de parágrafo prende a atenção do leitor, uma vez que suas ideias são apresentadas de maneira menos extensa.
  • Curtos: encontrados nos textos infantis ou propagandas de publicidades. Constituídos por poucas palavras e, no caso das propagandas, uso de frases de destaque.
  • Narrativos: utilizam dos recursos de textos narrativos (contar uma história) para a construção do parágrafo como o predomínio dos verbos de ação. Nesse caso, se o discurso utilizado for o direto, pode haver travessões para indicar as falas das personagens.
  • Descritivos: parágrafos repletos de adjetivos, verbos de ligação e orações coordenadas, dos quais apresentam uma descrição e/ou apreciação de objeto, pessoa, lugar, acontecimento, dentre outros.
  • Dissertativos: parágrafos que apresentam uma ideia; sua proposta é defendê-la através da argumentação.

Estruturação do Parágrafo

A constituição de um parágrafo envolve três partes fundamentais:

  1. Introdução: chamado de “tópico frasal”, essa parte define toda a ideia do parágrafo. Alguns recursos que auxiliam na estruturação de um tópico frasal são: uma alusão histórica, declaração inicial, interrogação, dentre outros.
  2. Desenvolvimento: momento de explicação e/ou explanação do tópico inicial (frasal). Algumas maneiras para o desenvolvimento do texto são: desenvolvimento por definição, fundamentação, exemplos, detalhes, comparação
  3. Conclusão: Nessa parte, ocorre o arremate e a retomada para encerrar a ideia inicial.

Exemplos de parágrafos

A seguir, alguns exemplos dos diversos tipos de parágrafos:

1. Parágrafo Longo

“Interessante notar que o sucesso da obra não fora passageiro e seu reconhecimento implicou no aumento considerável do número de vendas e edições ao longo desses anos, sobretudo, do conhecimento e reconhecimento do público; e, se pensarmos assim, já temos certeza que esse ‘personagem lendário’ adquiriu uma posição de destaque, já que é considerada uma das maiores obras infanto-juvenis do Brasil, sendo atualmente utilizada nas escolas como ferramenta de acesso e, consequentemente, para disseminar o gosto pela leitura. Além disso, foi adaptada para cinema, série televisiva e desenho animado, expandindo ainda mais os corriqueiros momentos de travessuras desse menino tão maluquinho”.

2. Parágrafo Médio

"O escritor e educador Rubem Alves (80 anos), esteve internado desde 10 de julho em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nessa manhã, faleceu no Hospital Centro Médico de Campinas-SP, com falência múltipla de órgãos".

3. Parágrafo Curto

"Compre agora com 50% de desconto".

4. Parágrafo Narrativo

"Preocupada com a discussão na noite anterior, Sofia preferiu ligar à Dora, e contar-lhe sobre o ocorrido, antes que alguém o fizesse:

— Oi Dora, tudo bem? Estou te ligando para falar que Joaquim estava ontem na festa e acabamos discutindo pelo mesmo motivo, mas dessa vez ele se alterou demasiado".

5. Parágrafo Descritivo

"Adélia conseguiu comprar a casa de seus sonhos num condomínio próximo à montanha, com garagem, jardim, piscina e área de lazer. Na parte de baixo está a cozinha, toda equipada (com máquina de lavar e armários), a lavanderia, as salas (sala de jantar e sala de estar), e, ainda, o pequeno lavabo com decoração rústica. Na parte superior da casa estão os quartos (totalizando 5), sendo que todos eles são suítes, possuem carpete e armário embutido".

6. Parágrafo Dissertativo

"O abate humanitário, defende, sobretudo, o bem-estar do animal, garantido durante toda sua vida até o momento do abate. Alguns apostam que esse tipo de abate, ao contrário do abate tradicional, favorece na qualidade da carne, visto que a animal sente uma taxa menor de stress. Entretanto, esse tipo de classificação coaduna com o sistema tradicional de abate, de forma que o animal senciente, decerto não vive feliz confinado e, como todos os seres, não deseja morrer. Igualmente, o fim desses animais, seja no sistema de abate tradicional ou na irônica expressão abate “humanitário” são o mesmo: a morte e o sofrimento de uma vida sem liberdade".

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.