Partes do Corpo Humano

Compartilhar no Facebook

O corpo humano pode ser estudado em três partes distintas, para facilitar sua compreensão, são elas: cabeça, tronco e membros.

Cada parte do corpo humano é formada por diversas estruturas e sistemas, onde cada um tem sua função específica: sistema ósseo, muscular, circulatório ou cardiovascular, digestório, nervoso, endócrino, imunitário ou imunológico, respiratório, urinário e reprodutor. Nenhum ser humano é igual a outro. A voz, as características particulares, tornam cada pessoa diferente das demais. Apesar da diversidade de características, todos temos um corpo semelhante. Todos temos as mesmas estruturas básicas e a mesma organização.

Partes do Corpo Humano

Cabeça

A cabeça é formada pelo crânio e pela face. No interior do crânio encontra-se o cérebro. Na face estão os olhos, o nariz, a orelha e a boca. O cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso. É a sede dos atos conscientes e inconscientes, da inteligência, da memória, do raciocínio e das imaginações. Os olhos, o nariz, a orelha e a boca fazem parte dos órgãos dos sentidos, responsáveis por levar informações ao cérebro.

Tronco

O tronco é formado pelo pescoço, a nuca, o tórax, o dorso, a região glútea, o abdômen e o quadril. A maior parte dos órgãos que compõem o corpo humano situa-se no tronco, entre eles a laringe, a glândula tireoide, o coração, pulmões, fígado, pâncreas, estômago, intestino grosso e intestino delgado. No tórax estão localizados o coração, que é um órgão muscular que bombeia o sangue para as diversas partes do corpo, e os pulmões, órgão esponjoso responsável por oxigenar o sangue.

Membros

Os membros dividem-se em superiores e inferiores. Os membros superiores são formados pelo ombros, braços, cotovelo, ante braços, pulso e mãos. Os membros inferiores são formados pela pelves, coxas, joelhos, pernas, tornozelos e pés. Os membros são responsáveis por toda a mobilidade do corpo humano.

Veja também