Plano de aula de Geografia (6º ano) - Paisagem

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Confira o plano de aula de geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

O plano traz uma sugestão de abordagem e direcionamento da aula, com uma atividade de fixação ao final.

Plano de aula de Geografia (6º ano) - Paisagem natural e paisagem cultural
Tema O sujeito e seu lugar no mundo
Objetos de conhecimento Identidade sociocultural
Habilidades

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

(EF06GE02) Analisar modificações

Objetivos
  • Entender o conceito de paisagem;
  • Identificar os elementos que compõem os dois tipos de paisagem;
  • Compreender a influência do ser humano na transformação das paisagens.
Conteúdo
  • O que é paisagem?
  • Tipos de paisagem: natural e cultural
Duração Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Fotos de paisagens (projetadas ou impressas);
Metodologia
  • Apresentação aos alunos sobre o que a geografia entende como paisagem, sendo não apenas um local bonito (cachoeira, praia, etc.), mas sim um conceito que abrange tudo aquilo que nossos sentidos (em especial nossa visão) pode alcançar.
  • Explicação dos dois tipos de paisagens, as naturais e as culturais (também chamadas de humanas ou humanizadas), mostrando as diferenças entre cada uma delas.
  • Divisão da sala em grupos para fazer a atividade de reconhecimento de paisagens.
Avaliação
  • Participação na atividade proposta em aula
  • Avaliação contínua através das discussões e aplicação de provas/exercícios conforme a arquitetura pedagógica de cada escola;
Referências

Veja também no Toda Matéria:

Atividade sobre tipos de paisagens

Preparação:

O professor deve dividir a sala em grupos de acordo com o número de alunos da sala. Recomendam-se grupos de 3 a 6 alunos no máximo. Cada grupo será responsável pela identificação de, pelo menos, 2 imagens diferentes.

Cabe ao professor, conforme os recursos que estiverem disponíveis, entregar imagens impressas para cada grupo ou projetá-las no quadro.

Uma sugestão para levantar discussão na sala é utilizar imagens de aldeias de tribos indígenas e povos originários. Os estudantes tendem a pensar que as paisagens criadas por esses povos seriam paisagens naturais, quando, na realidade, também são paisagens culturais.

Início da atividade:

Observando as imagens, os grupos devem discutir brevemente sobre qual tipo de paisagem eles têm estão observando e quais elementos das imagens fizeram eles chegarem a tal conclusão.

Fim da atividade:

Após a discussão, cada um dos grupos deve se dirigir à frente da sala de aula para apresentar suas imagens e identificar qual tipo de paisagem está sendo representada, fundamentando o motivo deles terem chegado a essa resposta.

Correção da atividade:

Deve ser feita conforme os alunos apresentam as imagens, levantando pontos de discussão entre os alunos e salientando elementos que eles possivelmente não observaram.

Veja também:

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.