Retículo Endoplasmático: liso e rugoso e suas funções

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

O retículo endoplasmático é uma organela membranosa relacionada com a produção de moléculas orgânicas. Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, ambos possuem formas e funções distintas.

O rugoso possui ribossomos nas suas paredes externas e é responsável pela síntese de proteínas, enquanto o liso pela produção de lipídios. Os retículos são estruturas membranosas compostas de sacos achatados localizados no citosol da célula.

Retículo Endoplasmático Liso e RugosoRepresentação do retículo endoplasmático liso e rugoso. Observe os ribossomos no rugoso e a ligação com o núcleo celular.

Retículo Endoplasmático Rugoso (RER)

O retículo endoplasmático, quando associado aos ribossomos, adquire uma aparência áspera, motivo pelo qual é chamado de rugoso ou granular.

Está localizado no citoplasma, próximo ao núcleo, sendo a sua membrana uma continuação da membrana nuclear externa.

Funções do RER

A conexão do RER com o núcleo da célula faz com que a síntese de proteínas seja mais eficiente. Os sinais enviados são rapidamente recebidos pelo núcleo para iniciar o processo de transcrição do DNA.

Na presença de proteínas inativas, ocorre a facilitação do envio de sinais diretos para o melhoramento do processo. Contudo, na impossibilidade de ajuste, a célula iniciará a apoptose, ou seja, a morte celular programada.

Retículo Endoplasmático Liso (REL)

O Retículo endoplasmático liso não possui ribossomos ligados à membrana, por este motivo recebe o nome de liso ou agranular.

Funções do REL

A sua função é, basicamente, participar da produção lipídios (gordura), especialmente os fosfolipídios, que compõem a membrana plasmática.

No entanto, dependendo do tipo do celular, o REL terá funções diferentes. Como, por exemplo, produzir hormônios esteroides, a partir do colesterol, ou regular os níveis de cálcio do citoplasma de células do tecido muscular estriado.

Veja também:

Referências Bibliográficas

UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia: volume único. 3a ed. São Paulo: Harbra, 2008.

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.