Solo argiloso: o que é, características e onde encontrar

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

O solo argiloso, chamado de “solo pesado”, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro.

Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados. Por outro lado, na época de seca, esse tipo de solo tende a formar uma camada dura e pouco arejada do terreno, prejudicando o desenvolvimento da vegetação.

No Brasil, esses solos são encontrados na maioria da região Centro-Oeste, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Podemos destacar também uma parte em Minas Gerais, além de áreas do Norte e Nordeste.

No restante do mundo, estes solos são encontrados em outras regiões sedimentares, principalmente as de formação mais antiga, como partes da Oceania, África, Ásia e Leste Europeu.

solo argiloso

Características do solo argiloso

  • Grãos pequenos (microporos) e compactos
  • Impermeável a líquidos
  • Grande retenção de água
  • Alta impermeabilidade
  • Grande concentração de nutrientes
  • Pouca acidez
  • Propício para o cultivo e atividade agrícola
  • Mais resistentes à erosão

Terra roxa (tipo de solo argiloso)

Solo Argiloso de Terra Roxa

A terra roxa é um dos principais tipos de solo argiloso, de coloração vermelho-roxeada, encontrada nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. É também encontrada na Argentina, chamada de “tierra colorada”.

Considerado bastante fértil (presença de diversos minerais), este tipo de solo é muito indicado para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café.

Nesse ínterim, vale lembrar que o nome “terra-roxa” surgiu da influência dos imigrantes italianos que trabalham nas fazendas de café no Brasil nos séculos XIX e XX. Assim, o termo “rosso”, que na língua italiana significa “vermelho”, ficou traduzido no português como “terra roxa”.

Aprofunde os seus conhecimentos sobre o assunto:

Curiosidade

Muitos povos antigos, utilizavam a argila (um tipo de barro remodelável) como matéria-prima para a fabricação de utensílios (vasos, recipientes, panelas), telhas, tijolos, cerâmicas, objetos de arte e adorno.

Referências Bibliográficas

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Conecte: Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014.

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.