Substantivos (Nouns) em Inglês

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora licenciada em Letras

Substantivo é a classe de palavras que nomeia os seres em geral, objetos, lugares, sentimentos, entre outros.

Os substantivos estão entre as palavras mais importantes de um idioma. Mesmo que haja um vasto conhecimento sobre as regras de gramática de uma língua, sem os substantivos a comunicação seria extremamente difícil.

Confira os exemplos com tradução abaixo, onde os substantivos estão destacados.

Exemplos:

  • Some people don’t like hot weather. (Algumas pessoas não gostam de clima quente.)
  • My boss asked me to deliver the report tomorrow. (Meu chefe me pediu para entregar o relatório amanhã.)
  • You should use a ruler to measure the size of the picture. (Você deveria usar uma régua para medir o tamanho da foto.)
  • I bought a new pair of glasses. (Comprei um novo par de óculos.)
  • London is a beautiful city in England. (Londres é uma linda cidade na Inglaterra.)
  • The lawyer will arrive at the office in 5 minutes. (O advogado chegará no escritório em cinco minutos.)
  • We have a thirty-year-old friendship. We met when we were 3. (Temos uma amizade de 30 anos. Nos conhecemos quando tínhamos 3 anos de idade.)
  • I admire the love he has for his country. (Admiro o amor que ele tem pelo país dele.)

Tipos de substantivos

Assim como acontece na língua portuguesa, a língua inglesa subdivide os substantivos em dois principais grupos e classifica-os como proper nouns (substantivos próprios) e common nouns (substantivos comuns).

Confira as informações abaixo e conheça os diferentes tipos de substantivos.

Proper nouns (substantivos próprios)

Nomeiam os seres de forma específica. Os substantivos próprios são, por exemplo, as palavras que designam nomes de pessoas, lugares geográficos, dias da semana, meses, nomes de marcas, títulos profissionais, etc.

Exemplos:

  • Richard
  • Brazil (Brasil)
  • Chicago
  • March (março)
  • Thursday (quinta-feira)
  • Doctor (doutor)
  • President (presidente)

No caso dos títulos profissionais, eles apenas são considerados nomes próprios quando acompanhados de um nome que os identifica: Doctor Robinson (Doutor Robinson); President Strickland (Presidente Strickland).

Brazil is the most successful country when it comes to soccer. (O Brasil é o país mais bem-sucedido no que diz respeito ao futebol.)

proper noun

Common nouns (substantivos comuns)

Nomeiam os seres da mesma espécie. São substantivos que se referem a coisas em geral

Exemplos:

  • bookstore (livraria)
  • city (cidade)
  • museum (museu).

The bookstore of Alexandria is one of the most famous in the world. (A biblioteca de Alexandria é uma das mais famosas do mundo.)

common nouns

O grupo de substantivos comuns engloba alguns subtipos de substantivos. Confira abaixo.

Concrete nouns (substantivos concretos)

Nomeiam os seres concretos, com existência real ou imaginária.

Exemplos:

  • employee (funcionário)
  • banqueiro (banker)
  • hero (herói)

The boss gave a raise to all of his employees. (O patrão deu um aumento a todos os funcionários dele.)

concrete nouns

Collective nouns (substantivos coletivos)

Nomeiam os seres pertencentes a um conjunto de uma mesma espécie.

Exemplos:

  • army - of soldiers (exército - de soldados)
  • hive - of bees (enxame - de abelhas)
  • kennel - of dogs (canil - de cães)

She found a big hive in her garden. (Ela encontrou uma grande colmeia no jardim dela.)

collective nouns

Abstract nouns (substantivos abstratos)

Nomeiam qualidades, sentimentos.

Exemplos:

  • peace (paz)
  • height (altura)
  • goodness (bondade)
  • anger (raiva)

I am greatful for my friends kindness when I needed it the most. (Sou grata pela bondade dos meus amigos quando eu mais precisei.)

abstract nouns

Countable nouns (substantivos contáveis)

Os substantivos contáveis são aqueles que podemos contar, enumerar.

Exemplos:

  • car (carro)
  • dog (cachorro)
  • day (dia)
  • book (livro).

There are three dogs playing in the yard. (Há três cachorros brincando no jardim.)

countable nouns

Uncountable nouns (substantivos incontáveis)

Os substantivos incontáveis são aqueles que não podemos contar. Geralmente precisamos recorrer a uma palavra específica para quantificar esses substantivos.

Exemplos:

  • coffee (café)
  • money (dinheiro)
  • advice (conselho)
  • information (informação)
  • water (água)

He drank two cups of coffee this morning. (Ele bebeu duas xícaras de café essa manhã.)

uncountable nouns

Compound nouns (substantivos compostos)

Os substantivos compostos são aqueles que possuem mais de uma palavra na sua formação. Essas palavras podem estar aglutinadas, formando um único termo, podem estar separadas por hífen ou apenas separadas por espaço.

Exemplos:

  • football (futebol)
  • father-in-law (sogro)
  • bus stop (ponto de ônibus.)

The bus had already left by the time she got to the bus stop. (O ônibus já tinha partido quando ela chegou ao ponto de ônibus.)

compound nouns

Gênero dos substantivos

Em muitos idiomas, os substantivos possuem gênero. Isso faz com que outras classes de palavras, como, por exemplo, os adjetivos sejam flexionados em conformidade com o gênero do substantivo utilizado na frase.

Na língua portuguesa, por exemplo, se nos referimos a uma menina (substantivo de gênero feminino), podemos dizer que ela é bonita (e não bonito).

Em inglês, os substantivos não têm gênero gramatical. No entanto, alguns substantivos têm tradicionalmente formas diferentes por estarem também associados ao gênero biológico da palavra em si.

É o caso, por exemplo, das palavras actor (ator); actress (atriz) e waiter (garçom); waitress (garçonete).

masc fem nouns

Confira as explicações abaixo

Masculine nouns (substantivos masculinos)

Substantivos que representam especificamente o gênero masculino.

Exemplos:

  • uncle (tio)
  • man (homem)
  • cock (galo)

Uncle Ben and my brother are fishing. (Tio Ben e meu irmão estão pescando.)

Feminine nouns (substantivos femininos)

Substantivos que são especificamente utilizados para representar o gênero feminino.

Exemplos:

  • aunt (tia)
  • woman (mulher)
  • chicken (galinha)

Aunt Rose and my sister are repairing the computer. (Tia Rose e minha irmã estão consertando o computador.)

Neutral gender nouns (substantivos de gênero neutro)

No que diz respeito a pessoas, o substantivo neutro pode ser usado para fazer referência a ambos os gêneros (masculino e feminino), ou seja, são substantivos que em português classificamos como comum de dois gêneros.

Exemplos:

  • lawyer (advogado ou advogada)
  • professor (professor ou professora)
  • doctor (doutor/médico ou doutora/médica)

My doctor is a really kind person. (Meu médico é uma pessoa muito gentil ou Minha médica é uma pessoa muito gentil.)

Em alguns casos, a língua inglesa dispõe de três termos.

Exemplo:

  • policewoman (policial mulher)
  • policemen (policial homem)
  • police officer (agente de polícia)

Observe que o termo police officer é um substantivo de gênero neutro.

The police officer arrested the thief. (O agente de polícia prendeu o ladrão ou A agente de polícia prendeu o ladrão.)

Em inglês, o gênero neutro também se refere a palavras consideradas sem gênero em inglês. São as palavras que, quando no singular, podem ser substituídas pelo pronome pessoal it (usado para objetos, animais e coisas).

Exemplo:

  • fork (garfo)
  • spoon (colher)
  • car (carro)

Apesar de em português garfo ser um substantivo masculino, colher um substantivo feminino e carro um substantivo masculino, a tradução dessas palavras em inglês não têm gênero.

gender image

Plural dos substantivos

Para formarmos o plural dos substantivos em inglês, precisamos seguir determinadas regras que estão diretamente relacionadas com as terminações dessas palavras.

Confira abaixo as regras de formação de plural do inglês.

Basta acrescentar o –s

Para formar o plural de algumas palavras, não é preciso fazer qualquer alteração na sua grafia, que não seja o acréscimo da letra –s.

Exemplos:

  • computer: computers (computador: computadores)
  • day: days (dia: dias)
  • animal: animals (animal: animais)
  • book: books (livro: livros)

Palavras terminadas em y precedido de consoante

Quando um substantivo em inglês termina com y e antes desse y existe uma consoante, devemos retirar o y, substituí-lo por i e acrescentar –ies.

Exemplos:

  • baby: babies (bebê: bebês)
  • body: bodies (corpo: corpos)
  • city: cities (cidade: cidades)
  • battery: batteries (bateria: baterias)

Palavras terminadas em –s, –ss, –ch, –sh, –x, –z e –o

Para formar o plural de palavras terminadas em –s, –ss, –ch, –sh, –x, –z e –o, basta acrescentar –es.

Exemplos:

  • tomato: tomatoes (tomate: tomates)
  • hero: heroes (herói: heróis)
  • box: boxes (caixa: caixas)
  • watch: watches (relógio: relógios)

exemplos plural

Palavras terminadas em –ch com som de /k/

Para formar o plural de palavras terminadas em –ch com som de /k/, basta acrescentar o –s.

Exemplos:

  • stomach: stomachs (estômago: estômago)
  • monarch: monarchs (monarca: monarcas)
  • conch: conchs (concha: conchas)
  • patricarch: patricarchs (patriarca: patriarcas)

Palavras terminadas em –o precedido de vogal

Se uma palavra termina em o e antes do o existe uma vogal, basta acrescentar s para formar o plural dessa palavra.

Exemplos:

  • zoo: zoos (zoológico: zoológicos)
  • radio: radios (rádio: rádios)
  • studio: studios (estúdio: estúdios)

IMPORTANTE: algumas palavras terminadas com –o admitem duas formas de plural: uma com terminação –s e outra com terminação –es.

Exemplos:

  • mango: mangos/mangoes (manga: mangas –fruta)
  • flamingo: flamingos, flamingoes (flamingo: flamingos)
  • volcano: volcanos/volcanoes (vulcão: vulcões)

Palavras terminadas em –f ou –fe

Para formar o plural de palavras terminadas em f ou fe, basta retirar o f ou o fe e substituir por –ves.

Exemplos:

  • wolf: wolves (lobo: lobos)
  • life: lives (vida: vidas)
  • leaf: leaves (folha: folhas)
  • yourself: yourselves (você mesmo; sozinho: vocês mesmos; sozinhos)

Substantivos cujo plural é irregular

Apesar de a formação do plural na maioria das palavras ser orientada por determinadas regras, no caso de algumas palavras, o plural é irregular, ou seja, tem uma forma própria que independe de regras.

Exemplos:

  • man: men (homem: homens)
  • woman: women (mulher: mulheres)
  • fish: fish (peixe: peixes)
  • child: children (criança: crianças)

Lista de substantivos

Confira abaixo uma lista de substantivos mais comuns em inglês.

As palavras foram publicadas na Dolch word list, uma lista de palavras frequentemente utilizadas em inglês, compilada por Edward William Dolch.

lista dolch

Vídeo

Assista o vídeo abaixo, conheça os vinte substantivos mais utilizados na língua inglesa e aprenda a pronunciá-los corretamente.

Os 20 Substantivos mais comuns em Inglês Ver no YouTube

Exercícios

Faça os exercícios abaixo e aprenda um pouco mais sobre os substantivos em inglês

1. (URCA-CE/2007)

NUTTY FOR THE DRAWING BOARD (PART I)

About to turn 75, author and cartoonist Ziraldo collects honors and says he is in love with his work. Ziraldo Alves Pinto contradicts the legend that people from Minas Gerais don´t talk too much. Born in the city of Caratinga, in October 1932, the author of one of the greatest editorial successes in Brazil, the children´s book The Nutty Boy, from 1980, lets loose to talk about Blank I passion for drawing and for the art of putting ideas on paper. Full of projects, Ziraldo says that he doesn´t plan to stop soon. Happy, he celebrates innumerous honors which he has received in 2007, when he turns 75 years old and completes more than 50 years in his career.

There are exhibitions that show his talent as movie poster, designer, cartoonist, comic strip writer, and illustrator. Ziraldo was also honored with an extensive display in the 18th Salão Carioca de Humor, which ended in April.

Ziraldo, who has already sold almost 10 million books, is the author of the first national comic magazine written by a single author, Pererê´s Gang. But his first success in children´s literature was the book Flicts (1969), about a color that can´t find its place in the world. (…)

Examples of countable nouns are:

a) cheese – scissors – câmera
b) book – exhibition – information
c) milk – shorts – room
d) juice – table – butter
e) papaya – parade – mechanic

Alternativa correta: e) papaya – parade – mechanic

2. (Unioeste-PR/2012)

Brazil police occupy Rio favela in World Cup operation

Brazilian security forces have occupied one of Rio de Janeiro’s biggest slums as part of a major crackdown ahead of the 2014 World Cup and 2016 Olympics.

Some 800 police and special forces moved into the Mangueira shantytown, without needing to fire a shot, having announced the raid in advance.

The slum – or favela – is close to Rio’s famous Maracana stadium, where the World Cup final will be played.

The pre-dawn operation involved armoured vehicles and helicopters.

According to the newspaper, O Globo, leaflets were thrown out of the helicopters, some with photos of wanted criminals.

Others were printed with the police special forces’ telephone number so that residents could pass on information about drugs traffickers or weapons.

BBC Brazil correspondent Paulo Cabral says most of Mangueira’s residents co-operated with the operation, as they want to rid the area of drug dealers.

He says that Rio’s authorities are making an effort to gain the trust of those living in the slums, who – after decades of abuse – have got used to seeing the police as their enemy.

Mangueira – home to one of Rio’s most famous samba schools – is the 18th favela that the authorities have occupied recently.

Adapted from : http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-13833037

Mark the noun that does NOT have the same plural form as in residents:

a) Slums.
b) Criminals.
c) Dealers.
d) Forces.
e) Women.

Alternativa correta: e) Women.

3. (CBM-BA/2017)

Na Língua Inglesa há regras específicas para a construção do plural dos substantivos.

A seguir, encontra-se um pequeno trecho de um texto sobre inteligências múltiplas cujos substantivos que estão entre parênteses no singular, deverão ser escritos na forma plural.

[...] Linguistic - using ___________ (word) effectively. These ____________ (learner) like reading, taking notes in their ________ (class), making up poetry or ___________(story). Interpersonal - understanding, interacting with others. These ______________ (student) learn through interaction. They like group ___________ (activity), ____________ (seminar), __________ (debate), _________ (interview). Logical-Mathematical - reasoning, calculating. __________ (Person) who excel in this intelligence like to experiment, solve ____________ (puzzle) play with logic __________ (game), read about ___________ (investigation), and solve ___________ (mystery).

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas considerando os plurais de substantivos em inglês americano.

a) words - learners - classes - stories; students - activities - seminares - debates - interviews; Persons - puzzles - games - investigations - mysteries
b) words - learners - classes - stories; students - activitys - seminars - debates - interviews; People - puzzles - games - investigations - mysteries
c) wordes - learners - classes - stories; studentes - activities - seminars - debates - interviews; People - puzzles - games - investigations - mysteries
d) words - learners - classes - stories; students - activities - seminars - debates - interviews; People - puzzles - games - investigations - mysteries
e) words - learners - classes - storys; students - activitys - seminars - debaties - interviews; Persons - puzzles - games - investigations - mysteries

Alternativa correta: d) words - learners - classes - stories; students - activities - seminars - debates - interviews; People - puzzles - games - investigations - mysteries

Amplie seus conhecimentos sobre outros assuntos em inglês:

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002 e formada em 1999 no Curso de Magistério (habilitação para lecionar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I).