Tipos de Energia

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

A energia é responsável pela produção de trabalho, que está ligado a noção de movimento. Pode se apresentar de diversas formas. Os mais importantes tipos de energia são: mecânica, térmica, elétrica, química, nuclear, solar, luminosa e sonora.

Energia Mecânica

Está relacionada com a posição ou movimento de corpos e partículas. Ela é a soma das parcelas cinética e potencial.

Energia mecânica = energia cinética + energia potencial

A cinética se apresenta quando o corpo se movimenta. Já a potencial depende da posição do corpo em relação ao referencial, lhe atribuindo a capacidade de realizar movimento. Como um corpo a certa altura que pode "cair" ou, preso a uma mola comprimida.

Energia Térmica

Está relacionada ao grau de agitação das partículas que compõem a matéria. Um sistema com mais energia térmica está a uma temperatura mais elevada em relação aos outros. A energia térmica é transferida na forma de calor, entre corpos e sistemas, sempre do mais para o menos energético. Essa transferência se dá por condução, convecção ou radiação. Possui grande influência sobre o estado físico da matéria (sólido, líquido e gasoso).

Energia Elétrica

Está associada a corrente elétrica, ou seja, ao movimento ordenado de portadores de cargas, como elétrons e íons, formando circuitos. De relativa fácil manipulação, é amplamente utilizada em dispositivos para o fornecimento de movimento, luz, calor e som.

Energia Química

É um tipo de energia potencial, armazenada nas ligações entre os átomos que formam as moléculas. Esta energia pode ser consumida ou liberada, de acordo com a reação química. No processo de formação ou dissolução destas ligações, as reações químicas absorvem ou liberam energia. Este processo permite converter a energia química em outros tipos, como elétrica ou térmica.

Um exemplo do uso de energia química são os combustíveis como gasolina ou álcool. As reações liberam grande quantidade de energia contidas nas ligações na forma de energia térmica, que será convertida em mecânica pelo automóvel.

Energia Nuclear

É a energia armazenada nos núcleos dos átomos. Diferente da energia química que relaciona a energia na ligação entre átomos, a nuclear se refere ao núcleo do próprio átomo. Um grande quantidade de energia é liberada dos núcleos através de dois principais processos:

Fissão: é a quebra de um núcleo em partes menores. São muito utilizados o urânio-235 e o plutônio-239. Este processo embora muito utilizado, gera riscos pois o material resultante da fissão é tóxico devido a radiação.

Fusão: é o processo de união de dois núcleos mais leves em um mais pesado, como hidrogênio em hélio. Esse é o tipo de transformação que ocorre nas estrelas, como o Sol. As condições de temperatura e pressão são essenciais para que ocorra. Seu uso de forma eficiente e segura é um campo ainda em desenvolvimento.

A energia nuclear libera enormes quantidades de energia térmica que pode ser convertida em energia mecânica, e, por sua vez, elétrica.

Devido aos riscos e ao uso bélico e militar, é fonte de constantes debates.

Energia Solar

É a energia proveniente das fusões nucleares no Sol, que devido a radiação, chega à Terra. É uma fonte primária de energia na Terra. Absorvida pelos vegetais através da fotossíntese, se transforma em energia química, alimento para os animais. É responsável pelo sistema de correntes marítimas, fenômenos meteorológicos, pelo ciclo da água, entre outros.

A energia solar também pode ser convertida em energia elétrica, através de painéis fotovoltaicos. Esses painéis captam a luz por meio de materiais semicondutores que liberam elétrons que, através de condutores, geram corrente.

Outra forma de utilizar a energia solar é no aquecimento. Muitos sistemas utilizam a energia solar para aquecimento de água, utilizada em processos industriais e residenciais.

Energia Luminosa

Relacionada à luz, que é radiação eletromagnética em uma faixa visível. O Sol é uma fonte natural de energia luminosa, que é obtida também por eletricidade através de lâmpadas.

Energia Sonora

É a energia do som, que provem de ondas mecânicas de pressão, provenientes de choques entre corpos ou vibração.

Caso queira se aprimorar em algum tipo de energia:

Fontes de Energia

Há muitas maneiras de adquirir energia, por meio das fontes renováveis (energia limpa) ou não renováveis (energia suja).

Nesse ínterim, vale lembrar que as fontes renováveis de energia não cessam e se renovam na natureza.

Por outro lado, as fontes não renováveis causam diversos problemas ambientais. Com o aumento do uso da energia na atualidade, essa exploração gerou diversos problemas ambientais irreversíveis, como a perda de habitat, ecossistemas, espécies, degradação do meio ambiente.

Importante ressaltar que as fontes de energia primária, são encontradas na natureza como o sol, o vento, a água, o carvão, o gás e o petróleo dentre outras. Elas são transformadas em fontes de energia secundária por meio das usinas hidrelétricas, termoelétricas, refinarias, etc.

Leia também:

Importância da Energia

Hoje em dia, seria impossível pensar num mundo sem o uso da energia elétrica, seja para ligar computadores, tomar banho, iluminar, aquecer.

Com o passar dos anos, o ser humano foi aprimorando as teorias bem como a metodologia para expandir o uso e acesso de energia no mundo. Assim, o uso de aparelhos eletrônicos tem aumentado consideravelmente como as máquinas, os celulares, computadores, aquecedores, ventiladores, etc.

Assim, muitos recursos renováveis e não renováveis são utilizados a fim de produzir energia, como é o caso das usinas (hidrelétricas, nucleares, termoelétricas). Elas adquirem o produto bruto na natureza e o transforma em energia para suprir muitas das necessidades humanas.

Contudo, esse processo de geração de energia, muitas vezes é degradante para os homens e o meio ambiente. Isso porque muitas usinas lançam gases e resíduos tóxicos na atmosfera acarretando diversos problemas como a contaminação das águas, do ar, da terra, a proliferação de doenças, dentre outros.

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.