Vogal, Semivogal e Consoante (o que e quais são)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Vogal, Semivogal e Consoante são fonemas, os quais são unidades de som que distinguem as palavras.

Enquanto as vogais saem livremente pela boca, o mesmo não acontece com as consoantes, que encontram obstáculos.

Vogal

A vogal é o fonema mais importante, pois não existem sílabas sem vogais. A vogal se caracteriza pelo fato de o som ser emitido sem obstáculos.

Na língua portuguesa existem 5 letras vogais (a, e, i, o, u). Os fonemas vogais, por sua vez, são em maior número. Isto ocorre porque as vogais podem ser pronunciadas de forma oral e de forma nasal e, ainda, mediante à:

  • articulação, que é o posicionamento da língua no momento da emissão da vogal. De acordo com esse posicionamento, as vogais podem ser: anteriores, médias e posteriores;
  • timbre, que é abertura da boca no momento da emissão da vogal. De acordo com essa abertura, as vogais podem ser abertas ou fechadas;
  • intensidade, que é a vibração das cordas vocais no momento da emissão da vogal. De acordo com essa vibração, as vogais podem ser: tônicas ou átonas.

Por hora, é importante, nos debruçarmos sobre as seguintes classificações e lembrar que:

  • Os fonemas vogais orais, ou seja, que são emitidos pela boca são: /a/,/é/,/ê/,/i/,/ó/,/ô/,/u/.
  • Os fonemas vogais nasais, por sua vez, são emitidos pela boca e pelas fossas nasais e são: /ã/,/ẽ/,/ĩ/,/õ/,/ũ/.
  • As vogais tônicas são pronunciadas com mais intensidade (vovó, sapo), do que as vogais átonas (vovó, sapo).

Semivogal

Os fonemas i e u são classificados como semivogais quando se juntam a uma vogal e são pronunciados com menos força. Em alguns casos, os fonemas e e o também são classificados como semivogais.

Em cárie e lousa, o i da palavra cárie e o u da palavra lousa são semivogais.
Em pão e cães, o o da palavra pão e o e da palavra cães são semivogais.

Qual é a Diferença entre Vogal e Semivogal?

Enquanto a vogal é o núcleo da sílaba, a semivogal nunca desempenha esse papel. Tal como acontece com as consoantes (veremos a seguir), as vogais são o apoio das semivogais.

As vogais são o núcleo da sílaba. Desta forma, a separação silábica das palavras cárie, lousa, pão e cães é a seguinte: cá-rie, lou-sa, pão, cães.

Consoante

A consoante se caracteriza pelo fato de o som ser emitido com obstáculos, uma vez que não consegue sair livremente pela boca. Elas somente formam sílabas apoiadas no som de uma vogal, daí decorre o nome con-soante, ou seja, com som (de uma vogal, no caso).

O nosso alfabeto é composto por 19 letras consoantes: /b/,/c/, /d/, /f/, /g/, /j/, /k/, /l/, /m/, /n/, /p/, /q/, /r/, /s/, /t/, /v/, /w/, /x/, /z/.

O h não é consoante, porque não tem som. O y também não é consoante, porque representa o som de i, ou seja, tem valor de vogal.

As consoantes podem ser orais ou nasais e surdas ou sonoras. Além disso, as consoantes são classificadas mediante o:

  • modo de articulação, que é o tipo de obstáculo que o som encontra durante a sua emissão. Conforme o tipo de obstáculo, as consoantes podem ser: oclusivas ou constritivas. As constritivas, por sua vez, podem ser fricativas, laterais ou vibrantes.
  • ponto de articulação, que é o local da cavidade bucal onde o obstáculo está localizado. De acordo com esse local, as consoantes podem ser: bilabiais, labiodentais, linguodentais, alveolares, palatais ou velares.

Exercício de vogal e semivogal

Nas palavras abaixo há apenas uma em que não há semivogal. Qual é? A seguir, identifique as semivogais nas palavras restantes.

a) fiéis
b) quatro
c) mausoléu
d) fui
e) meu
f) pão
g) baú
h) leite
i) glória
j) enxaguar

A palavra é baú, cuja separação silábica é ba-ú. Trata-se de um hiato, pois é o encontro de duas vogais.

a) fiéis
b) quatro
c) mausoléu
d) fui
e) meu
f) pão
h) leite
i) glória
j) enxaguar

Leia também:

Para praticar: Exercícios sobre fonemas (com gabarito comentado)

Referências Bibliográficas

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2010.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).