Características do Mar de Bering


O Mar de Bering é um dos mares do mundo que está localizado no Oceano Pacífico, na porção norte do planeta Terra.

Está situado entre a Ásia e a América do Norte, ou entre o Alasca (leste) e a região da Sibéria (oeste). Portanto, toda a atividade desenvolvida nesse mar é controlada pelos Estados Unidos e a Rússia.

Características do Mar de Bering

Recebe esse nome em homenagem ao navegador e explorador dinamarquês Vitus Jonassen Bering (1680-1741) que explorou sistematicamente o local em 1728.

Principais Características

Com área aproximada de 2300 milhões de Km2 e uma profundidade máxima de 4000 metros, o Mar de Bering é um dos mares mais gélidos e perigosos do mundo.

Ele recebe águas dos rios Yukon (Alasca) e o Anadyr (Sibéria). Em sua parte mais estreita, está localizado o “Estreito de Bering”, um canal marítimo que possui cerca de 85 Km de comprimento e separa os dois continentes: a Ásia e a América. Inclui também a Bahia de Bristol e o Golfo de Norton (ambos no Alasca); e o Golfo de Anadyr (na Sibéria).

A atividade econômica mais desenvolvida nesse mar é a pesca, que conta com espécies muito apreciadas no mundo, por exemplo, o bacalhau, o salmão, o linguado, o arenque e uma variedade de crustáceos.

Apresenta uma grande biodiversidade marinha que reúnem também leões-marinhos, morsas, lontras, focas e diversas espécies de baleias: orcas, azul, franca, beluga.

No entanto, os barcos pesqueiros somente realizam a atividade durante poucos meses do ano, posto que na maior parte do tempo ele está coberto por grandes blocos de gelo flutuante.

Para ter uma ideia, a temperatura no local atingi até -45C nos meses de inverno, e no verão a água ainda pode registrar temperaturas negativas.

O mar de Bering reúne uma grande quantidade de ilhas das quais se destacam: Ilhas Diomedes, Ilha de São Lourenço, Ilha de São Mateus, Ilha Karaginski, Ilha Nunivak, dentre outras.

Questões Ambientais

Localizado próximo ao Oceano Ártico, o mar de Bering está muito vulnerável ao problema do aquecimento global. Assim, o derretimento de gelo tem aumentado o nível de suas águas, o que tem resultado no desequilíbrio das espécies que o habitam.

A pesca excessiva ou mesmo atividade de pesca ilegal no mar de Bering tem sido um dos problemas que vem enfrentando. Ademais, a poluição de suas águas com produto químicos e resíduos orgânicos tem favorecido o desequilíbrio ambiental.

Curiosidade: Você Sabia?

Durante o último período da Era Glacial (cerca de 20 mil anos atrás) cientistas acreditam que o nível do mar baixou o suficiente para que a travessia de seres humanos fosse realizada sobretudo, pelo estreito de Bering.

A faixa de terra que conectou a Ásia e a América do Norte tornou possível a migração de diversos povos. É, portanto, a teoria mais aceita sobre a ocupação da América, um dos últimos continentes a ter presença humana.

Complemente sua pesquisa com a leitura dos artigos: