CARICOM - Comunidade do Caribe
A CARICOM (Caribbean Community, em inglês) ou Comunidade do Caribe é um bloco de cooperação econômica e política entre diversos países da região caribenha.
Foi criado em 04 de julho de 1973, após o processo de independência desses territórios, que anteriormente, eram colônias europeias.
Bandeira da Comunidade do Caribe
A sede da CARICOM está situada na cidade de Georgetown, Jamaica. A língua oficial da comunidade é o inglês, e o castelhano, o segundo idioma oficial.
Origem
A CARICOM tem início com a união de quatro países da região caribenha: Jamaica, Trinidad e Tobago, Guiana e Barbados.
Anteriormente, o nome do bloco era Comunidade do Caribe e Mercado Comum, e mais tarde, com a adesão de outros países, passa a se chamar de Comunidade do Caribe. Ela foi formada por meio do Tratado de Chaguaramas, assinado em 04 de julho de 1973.
Objetivos
Os objetivos da CARICOM são basicamente o desenvolvimento dos países envolvidos na comunidade, através da ampliação das relações econômicas e comerciais entre seus signatários.
Em resumo, o bloco propõe a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos nas áreas da educação, saúde, transportes e telecomunicações, a partir do desenvolvimento social e cultural, o qual prevê a ampliação das ofertas de trabalho bem como do desenvolvimento da tecnologia.
Com isso, o bloco busca o aumento da produção e da produtividade bem como da competitividade internacional.
Membros
Os estados membros da Comunidade do Caribe são compostos por 15 países, a saber:
- Antígua e Barbuda
- Bahamas
- Barbados
- Belize
- Dominica
- Granada
- Guiana
- Haiti
- Jamaica
- Montserrat
- Santa Lácia
- São Cristóvão e Neves
- São Vicente e Granadinas
- Suriname
- Trindade e Tobago
Além deles, há 5 membros associados:
- Anguilla (4 de julho de 1999)
- Bermuda (2 de julho de 2003)
- Ilhas Virgens Britânicas (2 de julho de 1991)
- Ilhas Caimão (15 de maio de 2002)
- Turks e Caicos (2 de julho de 1991)
Economia
Cerca de 15 milhões de habitantes fazem parte dos territórios contemplados pela Comunidade do Caribe. A economia da CARICOM apresenta um PIB de aproximadamente 30 bilhões de dólares, sendo que a atividade econômica mais desenvolvida é o turismo. Além dele, outra atividade muito explorada entre os países membros é a agricultura.
Embora um dos objetivos da CARICOM seja diminuição das taxas alfandegárias (ou mesmo a criação de uma zona de livre comércio) entre os países membros, as taxas continuam altas, as quais dificultam o comércio entre seus integrantes. As exportações do bloco totalizam cerca de 14 bilhões de dólares e as importações 16 bilhões.
Curiosidade: Você Sabia?
A Bandeira da CARICOM é composta de duas tonalidades de azul: acima, ele representa o céu, e abaixo, o azul mais escuro, representa o mar do caribe. Já o círculo amarelo donde se encontra a sigla (CC) faz referência ao sol. O círculo, formado pela cor verde, representa a vegetação da região.
Saiba mais sobre os Blocos Econômicos
Conheça também outros blocos econômicos: