Dia de Reis

Márcia Fernandes

O dia de reis é comemorado todos os anos no dia 6 de janeiro. Segundo a tradição cristã, essa data recorda o dia em que os reis magos encontraram o Menino Jesus.

Os reis teriam sido avisados do seu nascimento e chegaram ao seu encontro após terem sido guiados por uma estrela.

De acordo com a narração bíblica, os reis, que se chamavam Belchior, Gaspar e Baltazar, presentearam o Menino. Os presentes oferecidos eram, respectivamente, ouro, incenso e mirra.

Dia de Reis

Os Reis e o significado do ouro, incenso e mirra

Cada presente tem um significado diferente, e que revela não somente a identidade, como a missão de Jesus. Assim também cada rei mago representa uma localidade, ou seja, juntos representam a humanidade.

Belchior, ou Melchior, representa a Europa, Gaspar representa a Ásia, Baltazar representa a África. Isso porque foram desses locais que cada um deles partiu, dando origem à sua viagem.

  • O ouro oferecido por Belchior, com origem da Europa, representa a realeza. Era oferecido aos deuses.
  • O incenso levado por Gaspar da Ásia representa divindade. Era usado para purificar o ambiente.
  • A mirra levada por Baltazar da África representa as suas características humanas e, logo, mortais. Era usado como medicamento.

Dia de Reis no Brasil

O dia dos reis magos acontece na madrugada do dia 5 para o dia 6. A folia de reis, no entanto, tem uma duração mais longa, entre 24 de dezembro a 6 de janeiro.

Essa é uma festa popular brasileira presente em alguns estados do Brasil. Em Minas Gerais, ela é Patrimônio Imaterial do Estado.

Tradicionalmente, a festa de reis encerra a quadra natalina. Por isso, é que nesse dia a árvore de natal é desmontada, bem como são guardados todos os enfeites e símbolos alusivos à época.

vale lembrar que as celebrações no nosso país foram influenciadas pelos festejos portugueses.

Simpatias para o Dia de Reis

É comum as pessoas fazerem simpatias no dia de reis. Popularmente, é dito que colocar três caroços de romã na carteira aumenta as chances de o dinheiro não faltar durante o ano, por exemplo.

Música do Dia de Reis

Escute a música típica do dia de reis:

Dia de Reis na Europa

A tradição do Dia de Reis é diferente na Europa. Muito comemorado entre os europeus, o dia de reis é feriado em alguns países da Europa.

Em Portugal, há um bolo típico dessa quadra festiva, o bolo rei. Nele há uma fava e, geralmente, quem apanha a fatia de bolo onde a fava está deve comprar o bolo no ano seguinte.

Na noite de 5 para 6, as pessoas cantam versos e andam de casa em casa, onde são recebidos com petiscos e licores.

Na Espanha, esse é o dia de receber presentes, tal como aconteceu com o Menino Jesus.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.