Dia do Estudante

Márcia Fernandes

O Dia do Estudante, que também pode ser chamado o Dia do Aluno, é comemorado anualmente no dia 11 de agosto, mas não é feriado.

A data foi criada para homenagear as pessoas de quaisquer idades que se dedicam aos estudos e, além disso, para celebrar a possibilidade de poder estudar.

É assim desde 1927, quando os primeiros cursos de Direito do Brasil celebraram 100 anos de existência.

Origem da data

Dia do estudante

No dia 11 de agosto de 1827, com a autorização de D. Pedro I, os primeiros cursos de Direito foram criados no Brasil. Eles tiveram lugar na Faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

Antes, o acesso aos cursos superiores era limitado às famílias com posses, que tinham de deixar o Brasil para estudar.

Segundo a história, esses não foram os primeiros cursos superiores do país. Os primeiros datam de 1808, embora a criação das universidades tenha sido aprovada anos depois.

A relação do Dia do Estudante com a criação dos cursos de Direito é marcada pela importância que as ciências jurídicas têm na história da educação do nosso país.

Em virtude disso, na comemoração centenária da criação dos cursos de Direito, em 1927, o advogado Celso Gand Ley propôs que nesse dia fosse instituído o Dia do Estudante.

No mesmo dia, em 1937, foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE), a qual se tornou a entidade máxima dos estudantes no Brasil. A UNE é responsável por defender os direitos e deveres dos estudantes e por propor iniciativas de melhoria da vida estudantil.

O dia 11 de agosto também é dedicado aos advogados, sendo declarado o Dia do Advogado.

Há mais dias dos estudantes?

19 de maio é o Dia do Estudante de Direito porque é o dia de Santo Ivo, o padroeiro dos advogados.

Há também um dia dedicado aos estudantes a nível internacional. Trata-se do dia 17 de novembro, Dia Internacional do Estudante. Essa data surgiu a partir da resistência dos estudantes à ocupação do antigo estado da Checoslováquia pelos nazistas em 1939.

Em Portugal, o Dia Nacional do Estudante é comemorado em 24 de março. Essa data foi promulgada em 1987 pela República Portuguesa e recorda a crise acadêmica de 1962.

Mensagem para o dia do estudante

O Toda Matéria parabeniza todos os estudantes por esse dia, deixando uma mensagem merecida a todos aqueles que se dedicam para aprender:

Alunos com mérito

Se vocês chegaram até aqui, estimados alunos, e se agora estamos trabalhando juntos, é porque vocês merecem os parabéns. Mas hoje, gostaria de chamar a atenção para uma palavra importante que vocês certamente conhecem: mérito.

Quando uma pessoa conquista alguma coisa com mérito, não é porque ela é inteligente e mais capacitada que os outros à sua volta. Conseguir determinado objetivo com mérito é lutar por ele com todas as forças e, mesmo que seja em dificuldades, não desistir até o alcançar. Afinal, quem vocês acham que teria mais mérito numa prova de corrida, um atleta normal que chega facilmente a meta em 30 segundos, ou um coxo que corre suando a camisola, mas consegue lá chegar em 30 minutos?

Com isto quero dizer que não estou à espera que vocês sejam alunos brilhantes, nem que façam o impossível. Por muitas dificuldades que vocês possam encontrar, não desistam. E, acima de tudo, se esforcem. A maior recompensa que vocês podem ter é chegarem ao final do ano e receberem os resultados sabendo que tiveram todo o mérito neles. (Mundo das Mensagens)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.