Dia dos pais: como surgiu essa comemoração?

Márcia Fernandes

O dia dos pais é uma data comemorativa móvel no Brasil, celebrada sempre no segundo domingo de agosto.

Não é feriado, mas o fato de ser comemorado num domingo possibilita à maior parte das pessoas passar o dia com seus progenitores.

A data é festejada internacionalmente, mas por todo mundo, o dia que homenageia os pais varia. Há países em que a comemoração é móvel, embora em datas diferentes do Brasil. É o caso dos Estados Unidos, que celebra o dia dos pais no terceiro domingo de junho.

Mas em Portugal, por exemplo, a comemoração é fixa. Lá, coincide com o Dia de São José - 19 de março, que é o pai adotivo de Jesus.

Origem do dia dos pais

Vários acontecimentos podem ser atribuídos à origem do dia dos pais, mas efetivamente, a sua comemoração surgiu no dia 19 de junho de 1910 nos Estados Unidos.

Há mais de 4 mil anos, a criação do primeiro cartão por um príncipe na Babilônia que o ofereceu ao seu pai, costuma ser atribuído como a sua origem. Mas o cartão feito de argila apenas prestava uma homenagem ao rei.

Já no século XX, a celebração de uma data em homenagem aos pais foi motivada pela existência de uma que homenageava as mães.

O dia das mães havia sido criado há pouco tempo quando, no dia 6 de dezembro de 1907, um acidente numa mina de carvão no estado da Virgínia Ocidental tirou a vida de várias pessoas. 250 delas eram pais de família.

Assim, no dia 5 de julho de 1908, as famílias enlutadas se reuniram na Igreja Metodista da cidade para prestar homenagem aos pais.

A iniciativa teria sido de Grace Golden Clayton que, comovida com a situação das várias crianças que cresceriam sem a presença do pai, pensou na necessidade de valorizar a figura paterna. Grace sugeriu que a mesma fosse comemorada no domingo próximo ao aniversário do seu pai falecido. Essa homenagem foi feita uma única vez.

No entanto, em 1910, também nos Estados Unidos, Sonora Smart Dodd questionou o fato de apenas as mães serem homenageadas.

Criada com seus cinco irmãos pelo pai, depois de sua mãe ter falecido no parto do sexto filho, Sonora propôs que no dia do aniversário do seu pai fosse comemorado o dia dos pais.

Realizada na Associação Cristã de Moços em Washington no dia 19 de junho de 1910, essa foi a primeira comemoração do dia dos pais que foi difundindo pelo país a ideia de homenagear os pais.

Assim, começa a reivindicação pela oficialização da data, mas sem aprovação do Congresso americano - que entre outras alegações, receava o aproveitamento comercial da celebração. Somente em 1972 o então presidente Richard Nixon assinou a lei que oficializava o dia dos pais, que seria comemorado no terceiro domingo de junho. É assim que acontece até hoje.

Como a comemoração do dia dos pais chegou ao Brasil?

A primeira comemoração do dia dos pais no Brasil data de 16 de agosto de 1953.

Um dos fatores que inibia a oficialização da data nos Estados Unidos foi o motivador no Brasil. No nosso país, a celebração do dia dos pais tem origem comercial, uma vez que tinha como objetivo o crescimento das vendas.

No Brasil, a ideia surgiu por sugestão do publicitário Sylvio Bhering, na altura diretor do jornal e da rádio Globo.

Inicialmente, era comemorado em 16 de agosto, porque esse é o dia em que a igreja comemora São Joaquim - pai da Virgem Maria e, portanto, o avô de Jesus.

Tempos depois, à semelhança do dia das mães, que é comemorado num domingo - o que facilita a reunião das famílias, o dia dos pais passou a ser comemorado também num domingo. Assim, foi escolhido o segundo domingo do mês de agosto, mês que já era considerada o mês dos pais.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.