O que é Epidemia?

Epidemia é a ocorrência de uma doença infecciosa em pessoas ou animais em várias regiões ao mesmo tempo.

Exemplos de epidemia foram o ebola, que atingiu vários países africanos em 2014-2015; e a gripe espanhola, ocorrida em todo mundo entre 1918-1919.

Em janeiro de 2020, a China detectou uma variante do coronavírus (Sars-Cov-2), um novo vírus altamente contagioso e que é fatal em casos de doenças pré-existentes e, sobretudo, na população idosa. O coronavírus deixou ser considerado uma epidemia, passando a pandemia.

A palavra epidemia vem do grego e é a junção de “epi”, por sobre, e “demos”, povo. Assim, o significado de epidemia é doença que se espalha pelo povo.

A diferença entre Epidemia e Endemia

A Endemia trata-se de uma enfermidade que ocorre de forma constante numa localidade. Os fatores, geralmente, são naturais e climáticos.

Exemplo: doenças como a febre amarela que é própria das regiões tropicais.

A diferença entre Epidemia e Surto

O surto é uma doença que ataca um local específico tal qual uma escola, cozinhas comunitárias ou fábricas. Geralmente, com os cuidados adequados, é controlado num breve período de tempo.

Contudo, se o surto persistir, pode evoluir para uma epidemia.

Exemplo: um surto de catapora ou sarampo em escolas infantis.

Igualmente, a palavra surto é indicada para descrever pessoas que sofrem de episódios de distanciamento da realidade, um fenômeno chamado de surto psicótico.

A diferença entre Epidemia e Pandemia

A pandemia é o caso mais grave. Trata-se de uma enfermidade que atinge a toda população mundial.

Exemplos: AIDS, Gripe H1N1 e, mais recentemente, Covid-19, provocada pelo vírus Sars-Cov-2.

Tem mais textos que vão te ajudar: