Ética e Moral: entenda as diferenças

Pedro Menezes

A distinção entre ética e moral é uma questão filosófica comum e digna de muito debate.

Etimologicamente, os termos derivam da mesma ideia:

  • Ética vem do grego ethos, que significa "costumes", "hábitos" e, em última instância, "o lugar em que se habita".
  • Moral tem origem no latim mores, que significa "costumes", "hábitos" e é raiz também de nossa palavra "morada", o lugar em que se mora (do verbo morar).

Essa raiz comum faz com que alguns autores não realizem essa distinção. Entretanto, ao longo da tradição filosófica, ética e moral assumiram algumas características particulares que servem como pontos de distinção.

O que é ética?

A ética é a área da filosofia que se dedica à análise dos princípios que regem as ações. A ideia de justiça, do bem e da virtude tendem a orientar as reflexões éticas.

A ética preocupa-se na definição e reflexão sobre valores fundamentais inerentes às ações humanas.

O que é moral?

A moral, ainda que esteja ancorada nos mesmos valores, tende a ser interpretada de forma mais prática, tendo em vista as normas instituídas que, de certa forma, regulamentam as ações.

Esta noção de "certo" e "errado" possui um caráter normativo, estando inscrita aos hábitos e costumes sedimentados culturalmente.

Também por isso, a moral tende a sofrer alterações nos mesmos padrões que a cultura: espaço (território) e tempo (historicidade).

A Questão da Liberdade

portas
Liberdade é a possibilidade de realizar escolhas, ética relaciona-se com os princípios que determinam as escolhas

A questão principal quando está em causa a ética e a moral é o fato de que constantemente os seres humanos fazem escolhas que determinam suas ações.

A liberdade, em suma, está relacionada com a capacidade ou possibilidade dos indivíduos realizarem escolhas.

Independentemente da complexidade das escolhas, todas as ações humanas se sustentam em uma série de valores que são mais ou menos evidenciados em suas escolhas.

A escolha entre ir a pé ou de ônibus para um compromisso ou entre ser doador ou não de órgãos diferenciam-se em sua complexidade, mas ambas as escolhas estão sustentadas em valores previamente desenvolvidos.

A ética tende a estudar a possibilidade de hierarquizar esses valores e refletir sobre eles. Enquanto a moral, tende a perceber-se como norma sobre um contexto no qual se realizam estas escolhas.

O caráter prático e normativo da perspectiva moral tende a ser o seu principal fator de diferenciação da ética.

Diferenças entre Ética e Moral

ÉTICA MORAL
Definição Reflexão filosófica acerca dos princípios motores das ações humanas: certo e errado; justo e injusto; bem e mal Código cultural de normas que orientam as ações dos indivíduos inseridos em um determinado contexto
Caráter Universal Particular (cultural)
Fundamentação Fundamenta-se na teoria (princípios) Fundamenta-se nos costumes e hábitos (comportamentos)

Interessou? O Toda Matéria tem outros textos que podem te interessar:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).