Ferramentas de Home Office para estudar em casa

Daniela Diana

O home office (termo em inglês que significa “escritório em casa”) já é uma realidade para muitas pessoas.

Para os estudantes, nessa fase de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, esse processo começa a fazer parte da rotina.

Estudar em casa pode não ser uma tarefa muito fácil se não tivermos disciplina nesse processo. Outro ponto importante, que não podemos perder de vista, é o gerenciamento do tempo.

Assim, nesse momento é essencial organizar as tarefas e algumas ferramentas podem ajudar com certeza. Por isso, confira abaixo algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar nessa empreitada e levar ao sucesso da organização e gestão das tarefas.

1. Google Calendar

O google calendar é uma ferramenta que auxilia na organização e pode ser usada, por exemplo, para marcar a entrega de trabalho e lições. Nela, é possível adicionar eventos e compromissos e compartilhar com os colegas.

Existe a possibilidade de baixar o aplicativo no celular (android e iPhone) o que pode ajudar bastante na gestão do tempo, sem que nada seja esquecido.

Interessante destacar que essa ferramenta te manda um aviso do compromisso. A pessoa pode escolher se prefere ser avisado 10 minutos antes ou 30. As tarefas podem ser visualizadas por dia, mês ou por semana e o usuário pode incluir metas para o período.

2. Google Drive

O chamado Google Drive é uma ferramenta muito interessante que permite organizar e editar documentos online e offline.

Como é um armazenamento em nuvem, as informações nunca se perdem, uma vez que todas as alterações são salvas automaticamente.

O Google Drive possui diversas alternativas interessantes para o estudante, das quais se destacam:

  • Google Docs: documentos word (texto);
  • Google Sheets: documentos excel (planilhas);
  • Google Slides: documentos powerpoint (apresentações).

Em todos eles, alguns modelos já estão disponíveis e podem auxiliar na gestão de tempo.

3. Trello

O Trello é uma ferramenta muito intuitiva, fácil de usar e interessante para organizar as tarefas diárias e da semana em listas. Pode-se criar colunas com os status das tarefas que o auxiliarão na gestão dos trabalhos.

É interessante que os quadros (boards) podem ser compartilhados com outras pessoas as quais podem editar o documento. Você pode criar um quadro para cada disciplina, por exemplo, e adicionar estrelas àqueles mais utilizados e importantes no momento.

Existe também a possibilidade de marcar as tarefas com etiquetas de diversas cores, o que facilita a visualização das prioridades. Além disso, você pode criar uma checklist e fazer uploads de arquivos. O sistema pode estar associado ao e-mail e, com isso, receberá todas as notificações.

4. Wunderlist

Outra ferramenta muito interessante que organiza as tarefas pendentes em lista é o Wunderlist. Muita fácil de usar, ela auxilia na gestão do tempo e ajuda na organização, permitindo compartilhar listas e tarefas com outras pessoas.

Você pode, por exemplo, organizar as matérias por pastas para facilitar na organização.

Interessante que o sistema dessa ferramenta manda lembretes para avisar que algum prazo se aproxima. Portanto, para os mais esquecidos, essa também pode ser uma boa opção.

O Wunderlist funciona como um diário inteligente, onde tudo pode estar sincronizado com o celular ou o computador. Além disso, existem alguns recursos muito interessantes para se organizar melhor, como o anexo de diversos tipos de documentos.

5. Remember the Milk

Outra ferramenta muito interessante que permite listar todas as tarefas é o Remeber the Milk. Esse nome é bem curioso, com tradução para o português de “lembre-se do leite”.

Isso porque o leite é um item comum cujas pessoas compram no dia a dia ou algumas vezes na semana. Então, a ideia é nunca esquecer do leite, que aqui metaforicamente são as tarefas.

Sendo também muito intuitiva e fácil de usar, essa ferramenta pode ser sincronizada com o e-mail e outras plataformas que o ajudarão a cumprir os prazos e ter sempre em mãos todos os afazeres.

As tarefas podem ser organizadas por tags (etiquetas com palavras-chave) e compartilhada com os colegas. Ela pode ser utilizada online e offline, e o sistema envia mensagens de aviso.

6. Evernote

O Evernote é uma ferramenta muito utilizada no gerenciamento de projetos, edição de documentos, anotações e lembretes. Portanto, ela pode ser uma grande aliada para organizar e gerir melhor o dia a dia em casa.

O aplicativo, que também funciona offline, pode ser baixado no celular para facilitar o acesso do usuário.

Todas as tarefas podem ser compartilhadas com os colegas ou professores e ser sincronizada com diversos dispositivos. Vale lembrar, que a ferramenta permite, dentre outras coisas, anexar arquivos de texto e organizar as anotações por etiquetas e pastas.

Um diferencial do Evernote é que sua pesquisa é muito eficiente, permitindo encontrar alguns termos mesmo dentro nos arquivos anexados.

7. Flat tomato

Para terminar essa lista, não podemos deixar de fora uma ferramenta que ajuda a manter o foco na hora do estudo. O Flat Tomato é baseado na ideia criada na década de 80 pelo estudante chamado Francesco Cirillo.

Por meio de um cronômetro, cada período é dividido em 25 minutos, onde o estudante deverá focar em uma das tarefas que pretende fazer. Nesse período, deve-se evitar quaisquer distrações para focar na tarefa a ser cumprida.

Depois disso, uma pausa de 5 minutos deve ser feita, antes de começar novamente. Por fim, quando a tarefa for cumprida com sucesso, ela deve ser riscada da lista.

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Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.