G8 - Grupo dos Oito

Juliana Bezerra

O G8 ou Grupo dos Oito é um fórum composto pelas lideranças dos oito países mais ricos e influentes do mundo.

Países

É formado pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Itália, França, Japão, Reino Unido e Rússia. O G8 tem a mesma origem que o G7 - Grupo dos Sete e é integrado pelos mesmos participantes mais a Rússia.

Ao longo do ano são realizadas várias reuniões com ministros e altos funcionários a fim de preparar o encontro dos chefes de governo dessas oito nações.

O G8 não é um organismo internacional como a ONU, mas suas decisões influenciam organismos como a própria Nações Unidas, o FMI e o Banco Mundial.

Dados Econômicos

As cifras dos países do Grupo do Oito impressionam pela sua grandeza, pois reúnem 64% da riqueza líquida global (ou 263 trilhões de dólares).

Na tabela abaixo, encontramos o PIB e o PIB per capita de cada país integrante do G8. Os números são do Fundo Monetário Internacional, de 2015:

PaísesPBI (US$ trilhão)PBI per capita (US$ mil)
Canadá1.73642,533
EUA15.64449,965
França2.77536,104
Reino Unido2.42936,901
Itália2.233,111
Alemanha3.640,901
Japão5.9635,178
Rússia1.8523,561

Igualmente abrigam 13% da população mundial assim distribuídos:

G8
População dos países do G8 em milhões de habitantes

Críticas

Com as mudanças sofridas pela economia, pelo deslocamento da riqueza no mundo, o G8 recebe críticas por ser um grupo que não mais representa a realidade global. Continentes como a América do Sul e Central, Oceania e África não estão representados por nenhum país.

Por exemplo: a China, segunda maior economia do mundo, não participa do G8. Também não está a Índia que possui a segunda população mundial e nem o Brasil que se situa como sétima economia mundial.

Assim, o G8 é percebido como uma reunião de países do Hemisfério Norte, majoritariamente eurocêntrico, que não corresponde mais as alterações geopolíticas do século XXI

Para minorar esta falta de diversidade foi criado o G20 - Grupo dos Vinte que tenta dar espaço para que os líderes de outras nações possam se fazer ouvir.

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.