Gonorreia


Gonorreia é uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) que atinge homens e mulheres. Também conhecida como Blenorragia, uretrite gonocócica e esquentamento, ela é causada pela bactéria Neisseria gonorrheae, que se reproduz em áreas quentes e úmidas do corpo humano. O mais comum é na uretra (canal por onde a urina é eliminada).

A gonorreia tem cura, mas se não for tratada de forma adequada, pode resultar na infertilidade.

Transmissão

A transmissão dessa, que é uma das DST mais comuns, acontece nas relações por contato vaginal, anal ou oral. Há também casos em que a doença é transmitida da mãe para o filho, o que pode acontecer durante a gestação ou no momento do parto.

Sintomas

A gonorreia manifesta-se de diferentes formas, conforme os casos sejam em mulheres ou em homens. Nas mulheres, os sintomas não são tão perceptíveis, o que faz com que elas procurem aconselhamento médico mais tarde.

Gonorreia Feminina:

  • corrimento amarelado e com odor forte
  • dor no abdômen e logo abaixo dele (dor pélvica)
  • dor e ardor ao urinar, em decorrência da inflamação da uretra
  • sangramento

Gonorreia Masculina:

  • aumento acentuado em um dos testículos
  • dor e ardor ao urinar, em decorrência da inflamação da uretra
  • secreção de pus

Além desses sintomas relacionados à área vaginal e ao pênis, a gonorreia pode afetar o ânus. Nesse caso, surgem coceira, sangramento e secreção de pus.

A doença pode afetar também a garganta dando origem a placas e dores na garganta.

Tratamento

O tratamento da gonorreia não é complexo, pois ele é feito através de antibióticos. Muitas vezes o mais difícil é o diagnóstico da doença.

A gonorreia criou resistência à penicilina, que anteriormente foi o antibiótico usado para curá-la. Desse modo, a penicilina foi substituída por um conjunto de antibióticos, ministrados conforme a orientação médica para cada caso.

Tanto o doente como o seu parceiro devem procurar o tratamento adequado e evitar as relações sexuais durante esse período.

Prevenção

A prevenção passa pelo uso do preservativo, lembrando que as trocas frequentes de parceiros aumentam a exposição à doença.

Conheça mais DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis e Doenças Causadas por Bactérias.