Mar Báltico


O Mar Báltico é um dos mares do mundo que está localizado no nordeste da Europa. É um dos braços do Oceano Atlântico que faz ligação com o Mar do Norte.

Ele está localizado entre a península Escandinávia banhando os seguintes países: Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia e Alemanha. Anteriormente era chamado de “Mar da Alemanha”.

Mar Báltico

Principais Características

O Mar Báltico possui uma área aproximada de 420 mil Km2, extensão de 1.600 Km e volume de 20.000 km3.

Sua profundidade média é de 60 metros, sendo um dos mares mais rasos do mundo. De tal modo, apresenta uma baixa profundidade que pode chegar até 460 metros nos pontos mais profundos.

Além disso, ele possui um dos níveis de salinidade mais baixos do mundo. Isso ocorre pela grande quantidade de água doce que recebe dos rios afluentes (Vístula, Oder, Neva e Narva, etc) e ainda, da grande pluviosidade do local e da baixa evaporação.

Importância

Possui grande importância econômica desde comércio marítimo (embora não seja muito navegável pelas fortes correntes e quantidade de gelo), atividade pesqueira e turística, uma vez que possui diversas ilhas: Poel, Rügen, Usedom, Ummanz, Fehmarn, dentre outras.

Na costa do Mar Báltico vive aproximadamente 85 milhões de pessoas sendo que os portos mais importantes estão em diversas capitais: Copenhague (Dinamarca), Estocolmo (Suécia), Helsinque (Finlândia) e São Petersburgo (Rússia).

Os Golfos mais importantes do Mar Báltico são: Golfo da Botnia (entre a Suécia e a Finlândia); Golfo da Finlândia (entre a Finlândia e a Rússia); Golfo de Riga, (entre a Estônia e a Letônia); e o Golfo de Gdansk (na Polônia).

Questões Ambientais

Atualmente, o Mar Báltico tem sido um dos focos dos ambientalistas que apontam para sua preservação.

Embora suas águas congelem devido a baixa temperatura e a vida marinha seja escassa no local, é possível encontrar algumas espécies de peixes: arenque, bacalhau, peixe-espada, enguia, salmão e mariscos.

No entanto, a atividade pesqueira tem diminuído na região e, a partir da década de 90, os países que o circundam assinaram um documento para a limpeza do mar.

Um dos grandes problemas que o torna um dos mares mais poluídos do mundo, é o lançamento de poluentes, esgotos e dejetos no mar, seja das indústrias ou das atividades rurais, sobretudo da criação de suínos.

Saiba mais sobre os Mares e Oceanos do Mundo.