Miopia


Miopia é uma doença oftalmológica, caracterizada por um erro de refração da luz que faz com que as imagens sejam focadas antes da retina, afetando assim a visão à distância. O indivíduo com miopia tem dificuldade de ver nitidamente objetos que estão distantes.

A palavra miopia tem origem no grego e significa "olho fechado", pois é comum as pessoas com essa condição fecharem os olhos para ver ao longe.

Miopia

A miopia pode ocorre por duas razões:

  1. Diâmetro ântero-posterior do globo ocular mais alongado que o normal;
  2. Cristalino com uma distância focal curta.

Sintomas da Miopia

O principal sintoma da miopia é a dificuldade de ver nitidamente ou identificar objetos que estão longe, o que dificulta atividades como dirigir à noite ou ver televisão.

A visão geralmente melhora um pouco ao fechar parcialmente os olhos. Se não for corrigida, a miopia pode causar ainda dores de cabeça, lacrimejamento e cansaço visual.

Tratamento da Miopia

A miopia pode ser corrigida através de óculos com lentes divergentes (negativas), lentes de contato (rígidas ou gelatinosas) ou cirurgia refrativa.

A cirurgia refrativa tem por objetivo diminuir ou eliminar os erros de refração responsáveis pela miopia. Na maioria dos casos, o precedimento é realizado com aplicação de laser para remodelar a córnea e alterar a focagem.

Leia também sobre as Lentes Esféricas.

Conheça outras doenças relacionadas aos genes recessivos: