Paisagem Cultural

Daniela Diana

O conceito de paisagem cultural está relacionado com a cultura. Ou seja, um sistema simbólico complexo que envolve crenças, valores, hábitos e práticas sociais de um grupo específico.

Trata-se de um tipo de paisagem modificada que apresenta um sistema cultural por meio das relações estabelecidas entre os indivíduos da comunidade e a natureza circundante.

Paisagem CulturalExemplo de paisagem Cultural: Comunidade Ribeirinha no Pará

Sendo assim, a paisagem cultural designa uma paisagem natural que foi modificada e sofreu interferências por meio de ações humanas.

Entenda mais sobre O que é Cultura?

Paisagem Natural e Cultural

Paisagem CulturalExemplo de Paisagem Natural

Diferente da paisagem cultural, há também a paisagem natural. Ela engloba locais em que a natureza domina, por exemplo, florestas, desertos, matas, etc. Importante salientar que a paisagem natural não sofreu ou teve pouca interferência humana.

Paisagem Cultural Brasileira: Exemplos

O Brasil é um país que apresenta grande diversidade cultural. Portanto, a paisagem cultural é encontrada em todas as regiões do país.

Como exemplos, podemos citar as comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Estas construíram longe das grandes cidades sistemas sociais e culturais próprios por meio da interação entre os indivíduos e a natureza que os envolve.

Paisagem CulturalExemplo de Paisagem Cultural Brasileira: Aldeia Indígena no Parque do Xingu

Por esse motivo, devemos salientar a diferença tênue que existe entre os conceitos de paisagem modificada (ou humanizada) e a paisagem cultural.

A primeira surge, sobretudo, com o aumento da densidade demográfica, da urbanização e da industrialização. Por isso, é mais comum que seja indicada como aquela que apresenta grandes modificações da paisagem natural como a construção de casas, prédios, indústrias.

Por outro lado, a paisagem cultural é determinada pelas relações orgânicas existentes num território e que apresenta características singulares e especiais. Essa diferença está relacionada com a identidade cultural de um povo.

Em resumo, ela é um tipo peculiar de paisagem humanizada que apresenta uma identidade específica. Assim, é diferenciada de outros contextos, por exemplo, o das grandes cidades, onde quase tudo é fruto da massificação dos meios de comunicação bem como da globalização.

Ainda assim, é importante notar que a paisagem cultural de uma cidade pode ser assinalada pelos locais em que são transmitidas a identidade cultural e histórica do povo que ali vive. Como exemplos, podemos citar as igrejas, mosteiros, monumentos, museus, etc.

Saiba mais sobre o tema com a leitura dos artigos:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.