Pintura Moderna
A pintura moderna, assim como as demais manifestações artísticas da era moderna, foi desenvolvida no período de 1870 a 1970 após um longo período de influência renascentista.
Os fatores que deram início ao período que ficou conhecido como "arte moderna" resultam das influências da Revolução Industrial, entre 1760 e 1860. Nesse período, a Europa e a América assistem a mudanças sociais significativas.
O novo desenho social resulta da mudança no modo de produção e da disponibilidade de bens fabricados, das transformações do comércio, transportes e tecnologia.
As grandes cidades incham ao mesmo tempo em que prosperam, impondo mudanças na arquitetura urbana e, claro, a arte.
A classe média assiste ao aumento do poder aquisitivo e a demanda pela arte cresce impulsionada pela propulsão de milionários fabricados pela indústria. Há grandes museus da atualidade que foram fundados por magnatas no século 19.
Se a disponibilidade de capital influencia na produção artística, a oferta de novos materiais consolida o aumento de demanda. Em 1841, o pintor norte-americano Jonh Rand (1801 a 1873) inventou o tubo de tinta desmontável.
Até mesmo os modelos passaram a novos padrões. Agora, a fotografia auxiliava no chamado "impressionismo", a primeira grande escola de arte do modernismo. Os artistas também passam a explorar novos temas que extrapolam a religião, mitologia grega e paisagens.
Ganham a pintura as vilas suburbanas, as redes ferroviárias, as favelas, a cidade, o cotidiano. A tela também reflete o pensamento político e surgem a pintura realista, o realismo impressionista e o realismo socialista.
A nova consciência, a partir do pensamento de Sigmund Freud (1856 - 1939), coincide com o surgimento do expressionismo alemão.
História da Pintura
O marco para a pintura moderna, e início do próprio movimento de arte moderna, é estabelecido pela obra de Édouard Manet (1832 - 1883) com o quadro "Le déjeuner sur I'herb".
A obra foi considerada escandalosa para o período. Era apenas o início do que marcaria o século seguinte, com influências sobre a escultura e a arquitetura.
Le déjeuner sur I'herb foi considerado um escândalo
E não só os temas influenciavam na nova maneira de encarar a arte. Surgem novos materiais e métodos que direcionam a expressão artística para dezenas de outros movimentos.
Características
- Utilização de novos materiais
- Exploração da cor como forma
- Precisão de luz
- Interação com os acontecimentos políticos, econômicos e sociais
Principais movimentos
Impressionismo, fauvismo, cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo, surrealismo, expressionismo abstrato e Pop Art. A maioria influenciou a pintura contemporânea.
Impressionismo
O movimento polêmico na pintura mundial durou de 1870 a 1880 e pode ser exemplificado nas paisagem de Claude Monet (1840 - 1926).
É focado na captura de momentos fugazes da luz e da cor. Introduz um sistema de cores não naturalistas e abre caminho para os demais movimentos.
Monet resume o movimento impressionista
Fauvismo
Liderado por Henri Matisse (1869 a 1954), o fauvismo teve curta duração, entre 1969 e 1957. Considerado dramático e altamente influente, ficou famoso pelas cores berrantes, vivas e que faziam o impressionismo parecer monocromático.
Sua principal contribuição era mostrar o poder da independência das cores, em contraste com a arte acadêmica.
Cubismo
Austero e exigente, o cubismo durou de 1908 a 1914, e introduziu um sistema de planos interpostos composição com perspectiva linear renascentista e volumes arredondados.
Seu principal nome é Pablo Picasso o (1881 - 1973) que juntamente com Georges Braque (1882 - 1963) influenciou a arte pelos próximos 50 anos seguintes.
A arte de Picasso é considerada revolucionária
Em duas variantes, o cubismo analítico e o cubismo sintético, o movimento ajudou a arte moderna a apresentar uma alternativa para a perspectiva convencional.
Futurismo
O movimento na tela é considerada a principal contribuição do futurismo à arte moderna. Surgido entre 1909 e 1904, o movimento glorificava a tecnologia e os feitos científicos.
Fundado por Filippo Tommaso Marinetti (1876 - 1944), foi influenciado pelo neo-impressionismo e o cubismo.
Expressionismo
O expressionismo é registrado a partir de 1905 e tem a ideia de subjetividade na pintura. O movimento alemão é ditado pelo pós-guerra, tendo Ernst Ludwig Kirchner (1880 - 1938) e Wassily Kandinsky (1866 - 1944) como principais nomes.
Kandinsy é um dos principais nomes do expressionismo
Dadaísmo
O dadaísmo pode ser considerado o primeiro movimento anti-arte e resulta da revolta com a carnificina registrada na Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). Tornou-se rapidamente uma tendência anarquista por se objetivo de subverter as artes.
A principal contribuição do dadaísmo foi de alargar o conceito de arte moderna e abranger outros temas com seu humor sedicioso.
Surrealismo
Considerado o movimento da era das guerras, o surrealismo foi fundado por André Breton (1896 a 1966) e passa a ser registrado a partir de 1924.
Os materiais de inspiração eram variados, como sonhos, alucinações ou mesmo imagens aleatórias.
Expressionismo Abstrato
Também chamado de Escola de Nova Iorque, o expressionismo abstrato estabeleceu-se a partir de 1948 e influenciou de maneira pesada a arte até 1960. Foi liderado por artistas americanos, mas os europeus também exercem forte influência.
Teve como contribuição principal a popularização da abstração e seu nome de destaque é Jacson Pollock (1912 - 1956).
Pop Art
Esse é o estilo que foi registrado ao fim dos anos 50 e início dos anos 60, primeiramente em Nova York e depois em Londres.
A iconografia típica da Pop Art é vista em Andy Warhol (1928 - 1987), que utilizou fotos de celebridades como base para anúncios, cartazes, produtos de consumo e histórias em quadrinhos.
Linha do Tempo
1870 a 1900
Surgem o impressionismo, realismo, arte acadêmica, romantismo, simbolismo.
1900 a 1914
É considerado o mais impressionante de todos os períodos da arte moderna. Surgem o cubismo e futurismo.
1914 a 1924
O momento político é a Primeira Guerra Mundial. Há influência no surgimento do dadaísmo, niilismo, abstracionismo, suprematismo, construtivismo, neoplasticismo, elementarismo, Escola de Bauhaus e pintura metafísica.
1924 a 1940
A realidade da Segunda Guerra Mundial é impressionante e surgem o surrealismo, a arte nazista, art déco.
1940 a 1960
O mundo é inteiramente transformado e transtornado pela Segunda Guerra Mundial e surgem o tachismo e o abstracionismo.
Arte Moderna no Brasil
No Brasil, o movimento que marcou o período foi a Semana de Arte Moderna. O evento aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, entre 11 e 18 de fevereiro de 1922.
O objetivo do movimento foi marcar a independência dos artistas brasileiros que antes simplesmente reproduziam a produção europeia.
O movimento chocou a sociedade, mas dividiu a história da arte no Brasil. Entre os principais nomes da pintura estiveram, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Anita Malfati e Di Cavalcanti.
Di Cavalcanti está entre os principais nomes da pintura noBrasil