Pneumonia
Pneumonia é uma infecção pulmonar causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, que apresenta sintomas como tosse seca ou com catarro, febre alta e falta de ar.
As pneumonias mais comuns são aquelas causadas por bactérias (pneumonia bacteriana), principalmente pelo Streptococcus pneumoniae (pneumococo).
Durante o desenvolvimento da doença, as porções do pulmão acometidas pela infecção são preenchidas por uma mistura de muco respiratório e pus, formada pelo líquido que extravasa dos capilares, dos glóbulos brancos e das bactérias.
Essa mistura de muco e pus acumula-se nos alvéolos pulmonares, dificultando muito as trocas gasosas.
Sintomas de Pneumonia
Geralmente, no início, os sintomas da pneumonia são semelhantes aos de um resfriado ou gripe, como coriza, espirros e dores no corpo. Posteriormente, surgem outros sintomas, como:
- Febre alta persistente;
- Calafrios;
- Tosse seca no início, passando para tosse com catarro amarelado, podendo haver presença de sangue na secreção;
- Perda de apetite;
- Prostração intensa;
- Falta de ar;
- Dores pelo corpo;
- Dor de cabeça;
- Fraqueza;
- Cansaço.
Indivíduos idosos podem apresentar confusão mental, queda do estado geral ou piora de outras doenças de base, como o Diabetes.
Leia mais sobre:
Causas da Pneumonia
Na maioria dos casos, a pneumonia é causada por microrganismos (bactérias, vírus, parasitas, fungos) presentes na boca, garganta ou nariz e que são aspirados para os pulmões.
A doença também pode se instalar após a inalação de gotículas de saliva e secreções contaminadas, ou seja, através do ar.
O diagnóstico é feito através de ausculta e raio-x do tórax.
Tratamento da Pneumonia
O tratamento da pneumonia é feito de acordo com o agente causador. No caso da pneumonia bacteriana, o mais indicado é a administração de antibióticos.
Nos casos mais graves ou quando a pneumonia acomete idosos, bebês ou pessoas com o sistema imunológico debilitado, é necessário internamento por 2 a 10 dias.
Conheça sobre as Doenças causadas por bactérias.