Os 5 melhores podcasts para aprender inglês

Carla Muniz

Podcast é uma mídia digital que corresponde ao registro em áudio de um programa de TV ou rádio, que pode ser baixado ou acessado a partir de um computador, de um telefone celular ou de outro dispositivo eletrônico, através da Internet.

Esse tipo de mídia geralmente é disponibilizado juntamente com outros semelhantes, de modo a formar uma espécie de coleção, que pode ser utilizada para melhorar a compreensão oral e a pronúncia do idioma, através da observação da fala de nativos em diferentes contextos.

O termo podcast é uma espécie de junção da palavra iPod,dispositivo multimídia que é sigla de Personal On Demand (em referência a algo pessoal e disponibilizado sob demanda) com broadcast (transmissão).

Conheça os melhores podcasts em inglês e veja como esse recurso pode ajudar você a otimizar os seus estudos.

1. This American life

This American life (Essa vida americana) é um podcast gratuito semanal, que tem como base o jornalismo de entretenimento.

Cada arquivo corresponde a um episódio do programa de rádio de mesmo nome, onde são abordados casos e situações da vida real de cidadãos americanos. As histórias geralmente são narradas em primeira pessoa.

Todas as semanas os locutores escolhem um determinado tema, e selecionam diferentes tipos de histórias que se enquadrem no contexto escolhido.

O podcast tem sucesso não só entre estudantes de inglês como língua estrangeira, mas também entre nativos, pois abrange gostos de diferentes vertentes. Os registros variam desde um tom sombrio a um tom irônico, intrigante ou até mesmo humorístico.

O sucesso é tamanho que This American Life costuma alternar entre o primeiro e segundo lugar no iTunes como podcast com maior número de downloads.

2. Stuff you should know

Também conhecido pela sigla SYSK, Stuff you should know (Coisas que você deveria saber) é um podcast de conhecimentos gerais, que aborda temas bastante curiosos. O enredo dos áudios costuma ter a cultura popular como referência, o que traz um quê de comédia ao podcast.

Os episódios estão subdivididos em diversas categorias, como animais, morte, psicologia, etc.

A abrangência de temas é bastante ampla e aborda assuntos como “Como as baratas trabalham”, “Quanto dinheiro existe no mundo?”, “Roubos a bancos”, “Como é o ataque de pânico?” e “O misticismo no espaço”.

As histórias geralmente atraem grande interesse do público, sempre sedento por saber mais sobre assuntos que despertam curiosidade, que são divertidos ou que não discutidos e explicados habitualmente.

Stuff you should know costuma manter uma posição consistente entre os 10 primeiros lugares no iTunes, no que diz respeito aos podcasts com maior número de downloads.

3. English as a second language

Também conhecido pela sigla ESL, English as a second language (Inglês como segunda língua) é um podcast direcionando ao ensino do idioma inglês como língua estrangeira, ou seja, como segunda língua.

A cada semana são disponibilizados três episódios: dois constituem diálogos, e um é focado em informações culturais.

Nos episódios, é ensinada uma grande quantidade de vocabulário, de diferentes contextos. Os áudios costumam usar frases e expressões comuns no dia a dia de falantes nativos da língua inglesa.

A maneira de falar os conteúdos ensinados é uma questão bastante valorizada. As palavras e frases são ditas em ritmo lento, com o intuito de facilitar a compreensão da pronúncia por parte do público ouvinte.

No que diz respeito à temática, há sequências de episódios sobre como fazer compras, como pedir informações e outros tipos de contextos comumente abordados nas aulas de inglês de escolas e cursos de idiomas.

4. 6 minute English

6 minute English (Inglês de 6 minutos) é um podcast produzido pela BBC, e consiste em áudios de cerca de 6 minutos onde diferentes temas da língua inglesa são abordados.

Os locutores, de sotaque britânico, se comunicam de forma bastante simples, utilizando palavras de fácil compreensão para que o conteúdo seja acessível a diferentes públicos.

Diferentemente do que acontece em outros podcasts de ensino da língua inglesa, no 6 minute English os locutores falam em uma velocidade normal, ou seja, não falam mais devagar para ajudar o ouvinte.

Outro ponto de destaque é que, na página onde cada podcast é disponibilizado, consta uma lista de vocabulário com palavras que podem suscitar dúvidas.

Além disso, o público também pode consultar a transcrição do áudio e uma breve introdução sobre o tema abordado.

5. Serial

Serial é um podcast dos mesmos criadores de This American Life, baseado no jornalismo investigativo, e subdividido em vários episódios que narram histórias reais de forma quase documental.

Cada temporada tem um tema central, cuja história é dividida em episódios sobre os diferentes aspectos do caso (evidências, julgamento, depoimentos, etc.). A primeira temporada, por exemplo, é sobre o assassinato de uma jovem adolescente, no qual o principal suspeito é o seu ex-namorado. Apesar de alegar inocência, o rapaz foi condenado à prisão perpétua.

Os episódios são através de um profundo levantamento de dados que inclui, inclusive, entrevistas a amigos e parentes da vítima e do acusado.

Praticamente todas as histórias são narradas por uma mesma pessoa (diferentemente de outros podcasts, o diálogo não é um registro comum). A obra dispõe de algumas mais-valias como trilha e efeito sonoros, e depoimentos reais gravados.

A aceitação do podcast por parte do público é um grande sucesso. Já aconteceu, inclusive, de uma ONG que trabalha para provar a inocência de pessoas condenadas injustamente adotar o caso apresentado na primeira temporada.

Como os podcasts em inglês podem ser úteis?

Para quem estuda o idioma inglês e busca aprimorar seus conhecimentos, os podcasts são uma boa pedida.

Além de ajudar a desenvolver a compreensão auditiva, esse recurso também é útil na aquisição de vocabulário e até mesmo no aprendizado intuitivo da gramática: é muito provável que a mente de quem os ouve retenha algumas frases e que isso ajude a lembrar, por exemplo, como usar um determinado verbo, com que preposição e em que contexto.

Outro ponto positivo dos podcasts é o upgrade que eles podem trazer para a pronúncia. Ao ouvir falantes nativos da língua, é possível estar mais atento à forma correta de pronunciar certas palavras e/ou sons.

Para quem está em vias de fazer provas de concurso que exijam conhecimentos de língua inglesa, os podcasts também podem ser um meio de se manter em dia com as atualidades. Por vezes, elas são abordadas sob a forma de interpretação de textos.

Ficou interessado em enriquecer os seus estudos sobre a língua inglesa? Veja também outros textos que preparamos para você.

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002.