Profissões do futuro: as 25 carreiras mais em alta

Acompanhando as necessidades, especialmente, as demandas tecnológicas, o mercado de trabalho está mudando.

Com base nas listas publicadas pela FIA - Fundação Instituto de Administração e pelo Center For The Future of Work, apresentamos algumas das várias carreiras promissoras para o futuro.

Esteja atento às profissões que serão mais requisitadas nos próximos anos, para se especializar o quanto antes e garantir uma vaga no mercado de trabalho.

1. Agente de Segurança contra Ciberataques

Essa é uma profissão promissora desempenhada por alguém que tem como missão proteger a estrutura computacional das organizações de ataques, que consistem em crimes cibernéticos cada vez mais perigosos e sofisticados.

Como se tornar um agente de segurança contra ciberataques?

A carreira requer especialização na área de tecnologia, que pode ser obtida com um MBA em Segurança da Informação.

2. Conselheiro de Reabilitação para Cibercriminosos Juvenis

Esse profissional tem nas suas mãos a responsabilidade de potencializar os conhecimentos em tecnologias de jovens envolvidos em cibercrimes utilizando esses conhecimentos em boas práticas para a sociedade, garantindo assim mais segurança à rede.

Como se tornar um conselheiro de reabilitação para cibercriminosos juvenis?

Essa profissão do futuro envolve muitas competências, dentre as quais graduação em tecnologia da informação e psicologia.

3. Gestor de IA para smart cities

A profissionalização no âmbito da inteligência artificial (IA) para smart cities pode garantir uma vaga no mercado de trabalho. Esse tipo de profissional trabalha em aplicativos que acompanham as necessidades das grandes cidades, no que respeita à mobilidade, segurança, sustentabilidade, entre outros.

Como se tornar um gestor de IA para smart cities?

O primeiro passo para iniciar uma carreira em inteligência artificial é a graduação em Ciência de dados e inteligência artificial. Novo no Brasil, esse curso espera formar pessoas para uma das melhores profissões do futuro.

4. Head de design de personalidade de robôs

Esse é o profissional que fica à frente da missão de liderar uma equipe que dá personalidade às máquinas, proporcionando maior interação entre usuários e serviços digitais.

Como se tornar um head de design de personalidade de robôs?

Inteligência artificial com especialização em machine learning são os requisitos base para se tornar um profissão habilitado em personalidade de robôs. Além disso, são indispensáveis os conhecimentos em Sociologia.

5. Gestor de sustentabilidade

Essa é uma das novas profissões mais promissoras que não está ligada às tecnologias. O gestor de sustentabilidade, entre outras coisas, é responsável por estudar alternativas que permitam utilizar os recursos da natureza de forma equilibrada.

Como se tornar um gestor de sustentabilidade?

O gestor de sustentabilidade deve ter formação e especializações em cursos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade, tal como a graduação em Engenharia Ambiental.

6. Bioinformacionista

O bioinformacionista concilia genética com tecnologia. Na prática, ele atua na prevenção e tratamento de doenças genéticas, cujas informações são processadas graças a recursos tecnológicos avançados.

Como se tornar um bioinformacionista?

Para se tornar um bioinformacionista é preciso ser graduado em Medicina, Biologia ou em outros cursos da área de genética.

7. Consultor de aposentadoria

O consultor de aposentadoria ajuda seus clientes a pensar no futuro: em termos de investimento que pode fazer para garantir estabilidade, e no auxílio para a escolha de um fundo de previdência complementar.

Como se tornar um consultor de aposentadoria?

Essa é uma das novas profissões do mercado de trabalho. Quem quiser se tornar consultor na área, precisa ter um leque alargado de conhecimentos, que abrangem finanças, planos de saúde, serviços previdenciários, entre outros.

8. Especialista em cloud computing

O especialista em cloud computing, ou computação em nuvem, é mais uma das grandes apostas profissionais do futuro. Esse profissional tem em mãos a responsabilidade de garantir o bom funcionamento do armazenamento de dados na nuvem, o que implica verificar o seu desempenho e sua segurança.

Como se tornar um especialista em cloud computing?

Essa também pode ser uma faculdade do futuro, uma vez que a demanda vem crescendo. Não existe formação específica para especialista em cloud computing, mas sem dúvida, a profissão requer conhecimentos em tecnologia da informação, que vão sendo direcionados para essa área ao longo do percurso do profissional.

9. Analista de big data

Esse profissional é responsável pela análise de big data, que é um grande conjunto de dados armazenados de forma remota. A sua análise tem como objetivo garantir a eficiência desse conjunto de dados e, assim, pode contribuir em decisões estratégicas da empresa.

Como se tornar um analista de big data?

Um analista de big data tem que ter qualificações na área de tecnologia, e mais do que isso, precisa se especializar. Uma vez que a profissão é nova, é preciso estar atento aos cursos que possam surgir e aproveitar as oportunidades para ter um bom currículo.

10. Gestor de qualidade de vida

Gestor de qualidade de vida é mais uma das profissões do futuro, e o que ele faz é basicamente garantir que as pessoas passem a maior parte do dia usufruindo de um ambiente de trabalho agradável. Esse trabalho tem como principal resultado o aumento da produtividade nas empresas.

Como se tornar um gestor de qualidade de vida?

Para garantir vaga nessa carreira, é preciso ter graduação em Gestão de recursos humanos. Quanto mais especializado, mais garantia o profissional tem de se destacar no mercado de trabalho, por isso, é importante estar atento às oportunidades de cursos que possam surgir.

11. Arquiteto especializado em projetar home office

Cada vez há mais pessoas que trabalham em casa e daí a necessidade de ter um espaço que permita a separação entre trabalho e afazeres domésticos.

Nesse sentido, o arquiteto de home office trabalha para encontrar as melhores soluções para os seus clientes, atendendo ao espaço disponível, suas rotinas e necessidades.

Como se tornar um arquiteto especializado em projetar home office?

A arquitetura oferece um leque vasto de áreas de atuação; projetar home offices é apenas uma dessas novas possibilidades. Cada área requer uma especialização específica que ajuda o profissional a incorporar novas técnicas e se destacar em determinado segmento.

12. Programador de automação de marketing

Outra profissão promissora é a de programadores de automação de marketing. Esses profissionais têm ao seu cargo criar programas ou aplicativos com o objetivo de atrair clientes em grande escala, o que é feito de forma personalizada.

Como se tornar um programador de automação de marketing?

Para programar e se destacar na carreira, os interessados podem apostar em faculdades de Sistemas de informação e se dedicar à tecnologia que lhe desperta mais interesse. Isso porque a programação é muito abrangente.

13. Programador de machine learning

Esse tipo de programador tem como missão "ensinar" as máquinas, através de dados, a fazer coisas que antes eram feitas apenas por pessoas, tal como atender chamadas telefônicas.

Como se tornar um programador de machine learning?

Para ser programador, você não precisa necessariamente de um curso superior, mas para se distinguir entre os profissionais da área é fundamental mostrar mais conhecimentos. Como a profissão é nova, esteja atento para os cursos de especialização que começam a surgir.

14. Geneticista

O geneticista é um profissional que trabalha na manipulação e modificação de mapeamento genético de humanos, animais e plantas com o intuito de melhorar as suas características genéticas. Um exemplo é melhorar a qualidade dos vegetais.

Como se tornar um geneticista?

Mestrado e/ou doutorado na área de genética é um dos requisitos para ser geneticista. Esta é uma das profissões em que quanto mais capacitações os profissionais tiverem, maior a chance que ocupar uma vaga no mercado de trabalho.

15. Designer de voz UX

Designer de voz é uma nova tendência e o que esse profissional faz é trabalhar na criação de assistentes de voz personalizados. Assim, é possível garantir uma experiência mais agradável para os usuários, que não gostam de ouvir textos mecânicos na internet, no telefone ou em conversas com máquinas diversas.

Como se tornar um designer de voz UX?

Graduação em Design digital, bem como especialização na área de atuação. Além disso, o designer de voz precisa ter conhecimentos sólidos sobre linguística.

16. Advogado especialista em proteção de dados

Acompanhando as novas demandas tecnológicas, a área de direito também está mudando, de onde surge o direito digital e a especialidade do advogado de proteção de dados.

O advogado especializado nessa área de atuação, entre outras coisas, auxiliam as empresas a implementar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Como se tornar um advogado especialista em proteção de dados?

O advogado que quiser aproveitar a oportunidade e garantir sua colocação no mercado de trabalho, deve se especializar em compliance de proteção de dados pessoais.

17. Consultor de agricultura urbana

A produção de alimentos nas cidades tem ganhado espaço, uma vez que ela garante produtos mais frescos e mais saudáveis do que os produzidos em grandes espaços, que recorrem a agrotóxicos. Para entrar na área ninguém melhor do que um consultor para orientar as pessoas como desenvolver agricultura urbana.

Como se tornar um consultor de agricultura urbana?

Para conquistar seu lugar no mercado de trabalho, o futuro consultor de agricultura urbana precisa de graduação em Agronomia ou Engenharia de alimentos. Além disso, é importante se especializar na área em questão.

18. Programador de entretenimento pessoal

Esse tipo de programador desenvolve softwares e/ou aplicativos que identificam as preferências de entretenimento das pessoas e oferecem a elas opções de acordo com o que cada uma delas gosta. Algo semelhante já é feito pelo Facebook.

Como se tornar um programador de entretenimento pessoal?

A carreira não exige graduação em Sistemas de informação, mas pode ser um diferenciador importante entre outros profissionais. Os cursos de especialização são importantes, uma vez que a programação é bastante abrangente.

19. Gestor de edge computing

Esse profissional do futuro tem a missão de garantir a eficiência do processamento de dados através de edge computing, que é mais um modelo de tecnologia que surge para trabalhar ao lado da cloud computing.

Como se tornar um gestor de edge computing?

Para iniciar a carreira de edge computing, o candidato precisa de conhecimentos sólidos em tecnologia, área que está em alta. As graduações de Análise e desenvolvimento de sistemas, Engenharia de software e Sistemas de informação são algumas opções.

20. Técnico em TI hospitalar

O técnico em TI hospital é responsável por solucionar problemas relacionados com a gestão de máquinas, equipamentos e processos na área da saúde. Isso tudo para garantir que as integração das partes que compõem um hospital sejam consideradas eficientes, tanto para os trabalhadores quanto para os pacientes.

Como se tornar um técnico em TI hospitalar?

Hoje em dia, inúmeras pós-graduações na área da gestão hospitalar com foco nas tecnologias da informação são oferecidas. Além disso, cursos relacionados com a saúde e a informática podem ser promissores para trabalhar na área.

21. Perito forense virtual

O perito forense virtual é aquele que trabalha para evitar e detectar os ataques, fraudes e crimes virtuais. Por meio da investigação, da análise e do levantamento de dados, ele identifica os responsáveis por determinado crime cibernético.

Como se tornar um perito forense virtual?

Existem muitas graduações na área da tecnologia para esse profissional iniciar seu percurso (Análises de sistemas, Tecnologia da informação, Segurança da informação etc.). Depois disso, apostar em uma especialização na área (computação forense) pode ser muito promissor para se desenvolver nesse meio.

22. Engenheiro de wearables

O trabalho do engenheiro de wearables é desenvolver e projetar modelos de dispositivos eletrônicos utilizados, na atualidade. É o caso de acessórios, tais como relógios inteligentes (smartwatches).

Como se tornar um engenheiro de wearables?

Cursos relacionados com o desenvolvimento de softwares e aplicativos são os mais buscados pelos profissionais que querem apostar nessa carreira. Graduações ligadas às áreas de Engenharias e Tecnologias (como ciência da computação, engenharia da computação etc.) e os cursos de especializações de Engenharia de software são boas opções para se destacar na profissão.

23. Consultor financeiro de criptomoeda

Este profissional desenvolve atividades muito similares com as de um consultor financeiro, as quais envolvem o planejamento, a gestão de investimentos e de riscos e controle das finanças. No entanto, o trabalho desse especialista está focado nas criptomoedas, sendo que a mais conhecida atualmente é o bitcoin.

Como se tornar um consultor financeiro de criptomoeda?

Hoje em dia, muitos cursos são oferecidos com o foco em bitcoin e criptomoedas, os quais podem enriquecer o desenvolvimento do trabalho. Além disso, existem diversos caminhos que este profissional pode seguir para atuar nesta área, tais como graduações e pós graduações nas áreas da economia, contabilidade e administração.

24. Consultor de longevidade

O consultor de longevidade é um profissional que trabalha para o bem-estar dos indivíduos. Ele tem como mote principal a “longevidade” do ser humano, desenvolvendo o trabalho com o intuito de tornar as pessoas mais felizes e saudáveis, prolongando assim, a existência delas.

Como se tornar um consultor de longevidade?

Muitos cursos podem ajudar o consultor de longevidade a desenvolver melhor o seu trabalho. Consultoria e gestão de pessoas, e mesmo alguns cursos (técnicos, graduação e pós-graduação) focados no trabalho com idosos como a Gerontologia e a Terapia ocupacional são exemplos disso.

25. Especialista em simplicidade

O especialista em simplicidade tem a função de simplificar os processos e as operações com foco em um determinado fim. Ter um profissional deste na empresa implica em otimizar os processos para assim ter uma equipe mais eficiente e produtiva nas tarefas..

Como se tornar um especialista em simplicidade?

Ainda que não existam cursos específicos para essa profissão, alguns caminhos podem ser seguidos para uma pessoa chegar a ocupar esse cargo. Essa é uma carreira que demanda o conhecimento de diversas áreas, tais como gestão de projetos, gestão de pessoas, tecnologia e marketing.

Referências Bibliográficas

Profissões do Futuro: O que são, Principais e Áreas em alta. FIA, 2019. Disponível em: https://fia.com.br/blog/profissoes-do-futuro/. Acesso em: 19 fev. 2020.

More Jobs of The Future. A guide to getting and staying employed through 2029. Center For The Future of Work.