O que NÃO fazer na redação do Enem

Márcia Fernandes

A redação do Enem é muito temida. Além dos estudantes acharem que é muito difícil escrever, o fato de a sua nota ter um peso tão alto, aumenta o nervosismo entre os participantes.

O Toda Matéria já deu muitas dicas para uma redação de sucesso (confira os nossos textos), por isso, agora chegou a hora de mostrar o que você NÃO deve fazer para conseguir a nota mil na redação. Vamos começar?

1. Não fuja do tema

tiro ao alvo

Você não pode começar a falar de uma coisa e passar para outra sem que faça sentido. Pior ainda é, com isso, fugir do tema.

Se o assunto proposto é "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" (tema da redação do Enem 2017), não escreva sobre corrupção, por exemplo. Produza um texto, de acordo com a sua proposta.

2. Não faça um texto sem parágrafos

texto sem parágrafos

Qualquer texto dissertativo-argumentativo deve ser bem estruturado. Na introdução, ele deve apresentar um problema, no desenvolvimento, ele deve apresentar opiniões e exemplos que sustentem uma ideia e, na conclusão, ele deve propor uma solução.

Não faz sentido ter tudo isso sem uma boa divisão. Você pode produzir 1 parágrafo para introdução, 2 para o desenvolvimento e 1 para a conclusão. Essa dica é certeira!

3. Não apresente um texto cheio de repetições

ideia

Ser repetitivo em vez de desenvolver uma ideia, é ser redundante e mostrar que você só está "enchendo linguiça" para ter o número de linhas exigido na prova, entre 7 e 30.

Há muito para ser dito. Pense e estruture o seu texto com calma, aplicando conhecimentos que sustentem a sua proposta.

4. Não produza um texto que não seja dissertativo-argumentativo

texto dissertativo

Há vários tipos de textos, e no Enem é o texto dissertativo-argumentativo que deve ser usado. A sua estrutura gira em torno de tema, tese, argumentos e proposta de intervenção.

Nesse tipo de texto o autor defende a sua ideia para o problema que é apresentado, justifica o que escreve com exemplos e propõe uma solução.

5. Não copie os textos motivadores

proibido

A prova do Enem contém textos motivadores que apresentam a proposta temática da redação. Esses textos servem para ajudar o participante a refletir sobre o problema exposto.

Em hipótese alguma você pode copiar o conteúdo desses textos de apoio. Esse é um dos motivos para atribuir zero a uma redação no Enem.

6. Não utilize frases soltas

puzzle

Uma boa redação deve ser coesa e coerente. As ideias não podem ficar soltas, caso contrário, não farão sentido.

A construção da argumentação é feita pelo encadeamento lógico das partes. Por isso, os conectivos são peças fundamentais num texto.

Temos certeza de que estes textos podem te ajudar mais ainda:

7. Não escreva com letra ilegível

dúvida

Facilite a vida dos avaliadores e faça uma letra legível.

Uma coisa importante que o participante deve lembrar é que não vale a pena caprichar na letra e aproveitar para fazer uma letra grande com o intuito de alcançar o número mínimo de linhas. Os avaliadores sabem muito bem identificar esse truque.

8. Não entregue o texto a lápis

texto à lápis

A prova do Enem deve ser toda preenchida com caneta de tinta preta. Você deve fazer um esboço do seu texto na folha de rascunho disponibilizada na prova. Depois, passe a limpo para a folha de redação.

Lembre-se que mesmo que tenha feito um texto excelente na folha de rascunho, mas não teve tempo para fazer a sua transcrição para a folha oficial, a redação é zerada.

9. Não utilize linguagem informal

gírias

A primeira competência da matriz de referência para redação, ou seja, um dos critérios da avaliação desa prova, é mostrar os conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal.

Isso não quer dizer que você tenha que usar palavras rebuscadas, mas um vocabulário adequado para o propósito da redação e, claro, isento de gírias.

10. Não desrespeite os direitos humanos

direitos humanos

A conclusão do seu texto deve conter a solução para o problema abordado. Essa solução deve primar pelos valores humanos.

Caso a sua proposta de intervenção desrespeite os direitos humanos a sua redação perde 200 pontos.

Quer ficar craque nesse assunto? Não deixe de ler outros textos relacionados com esse tema:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.