Dicas de ouro para fazer uma redação nota 1000 no Enem

Márcia Fernandes

Dentre as provas do Enem, a redação é sempre uma forte candidata à vilã da história.

Se você é um dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano e a redação te aflige, chegou a hora do Toda Matéria ajudar você a enfrentar esse desafio. Vamos começar?

1. Entenda de uma vez o texto dissertativo-argumentativo

estrutura de texto

O tipo de texto cobrado no Enem é o dissertativo-argumentativo, mas você sabe exatamente o que faz com que um texto seja classificado dessa forma?

No texto dissertativo-argumentativo o autor apresenta um problema, expõe - e defende suas ideias - e apresenta as suas conclusões diante do que expôs.

Para apresentar suas ideias e criar um raciocínio que possa ser acompanhado pelo leitor até as suas conclusões, o texto precisa seguir uma estrutura básica:

  1. Introdução: nessa parte, o autor informa qual o problema será tratado no texto.
  2. Desenvolvimento: após introduzir o tema, o autor oferece sugestões do que pode ser feito para resolver determinada situação, mostrando a sua opinião e dando exemplos que sustentem as suas ideias.
  3. Conclusão: para finalizar, o autor propõe uma solução no seguimento de tudo o que foi dito nas duas primeiras partes do texto.

Para alcançar essa relação de raciocínio, é muito importante que o texto seja coeso e coerente.

Temos certeza de que estes textos podem te ajudar mais ainda:

2. Fundamente as suas ideias

fundamentar ideias

Além de garantir que você sabe exatamente como estruturar o seu texto, a argumentação é um ponto-chave nos textos dissertativo-argumentativos.

É muito importante mostrar conhecimento em várias áreas. Para isso, você pode explicar um conceito ou fazer citações - quase que não dá para fugirmos delas.

Mostrar que as suas ideias não se baseiam no senso comum, mas que você estuda, será uma forma de convencer o leitor do texto a valorizar os seus fundamentos

3. Pratique para a redação do Enem

estudante escrevendo em folha

Depois de entender tudo o que explicamos acima sobre o tipo de texto, a estrutura e outros, você precisa treinar e estar por dentro das atualidades, afinal o tema da redação do Enem costuma ser atual.

Adquira o hábito de escrever e estipule uma meta, por exemplo, escrever um texto por semana. Você pode usar as propostas dadas no anos anteriores, ou então escrever sobre um tema da atualidade (quem sabe, até acerta em cheio o tema do dia da prova!)

Lembre-se que o seu texto deve ter entre 7 e 30 linhas, e que a redação é avaliada com base nas cinco competências da matriz de referência para redação, que valem até 200 pontos cada.

Por isso, escreva textos considerando essa quantidade de linhas e esteja atento para o cumprimento das cinco competências.

Depois de escrever, leia de forma minuciosa para eliminar qualquer erro que possa ter deixado passar enquanto estava escrevendo.

4. Saiba o que fazer no dia da prova do Enem

estudante comemorando

No dia do exame, leia com calma a proposta e os textos motivadores e só comece a escrever quando tiver certeza que entendeu sobre o que deve escrever.

Se quiser colocar um título, pense em algo atrativo e que resuma o conteúdo apresentado no seu texto. Se você acha que pode demorar muito com essa tarefa, o melhor é optar por uma redação sem título. É que colocar título na redação do Enem não é obrigatório.

Cabe ao participante gerir o tempo para produzir o seu texto e, ainda, ter tempo para passá-lo para a folha de resposta. Lembrando que a prova da redação é feita no primeiro dia do exame, junto com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que têm a duração de 5h30.

Temos certeza que estes texto podem te ajudar a alcançar a nota 1000:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.