Embaixo ou Em Baixo?

Daniela Diana
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

Os termos “embaixo”, escrito junto, e “em baixo”, escrito separado, são duas palavras que possuem o mesmo som, porém grafias diferentes. Além disso, são utilizadas em situações distintas.

Ambas causam muita confusão quando temos que escrever uma redação. Portanto, aprenda de uma vez por todas a usá-las corretamente conferindo abaixo seus significados, regras, usos e exemplos.

Embaixo

A palavra "embaixo", escrito junto, é um advérbio de lugar que significa que algo está numa posição inferior em relação a outra coisa.

Ela é sinônimo de abaixo, debaixo, sob, por baixo e antônimo de em cima, acima e sobre.

Além disso, é comum esse termo vir acompanhado de uma preposição, formado assim, uma locução adverbial, por exemplo: embaixo de.

Exemplos:

Eu deixei a bolsa embaixo da escada.
Os livros estão embaixo da escrivaninha.
Durante a brincadeira, as crianças se esconderam embaixo da mesa.
Vá até em casa e pegue as chaves que deixei embaixo do tapete.
Passei o dia todo embaixo dos cobertores.

Obs: uma maneira de saber se está utilizando o termo correto, é trocar na frase pelo seu antônimo. Exemplo: Os livros estão em cima da mesa.

Em Baixo

Quando escrito de forma separada o termo “em baixo” desempenha a função de adjetivo na sentença. Ou seja, nesse caso, ele qualifica um substantivo:

Exemplos:

Durante a aula falem com a voz em baixo tom.
A pintura do artista é em baixo relevo.
Nesse trecho é melhor dirigir em baixa velocidade.
Nessa opção a câmera fica em baixo contraste.
Na entrevista a conversa foi em baixo calão.

Você sabia?

No português falado em Portugal o termo escrito separado “em baixo” é utilizado como advérbio de lugar: "Estou em baixo do toldo te esperando".

Leia também sobre outras dúvidas de português

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.