Planos de aula de Artes (4º e 5º ano)

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

Preparamos planos de aulas de artes pensando no 4º e 5º ano (Ensino Fundamental 1), conforme as normas da BNCC.

São planos elaborados a princípio para crianças de 9 e 10 anos, mas também podem ser adaptadas para outras idades e turmas.

Vale ressaltar que as atividades desenvolvidas em artes devem priorizar o processo dos alunos e alunas, não se concentrando apenas no produto final. Assim, é possível proporcionar experiências valiosas para o desenvolvimento das artes visuais, dança, teatro, música e artes integradas.

1. Plano de aula de artes: Mandalas

Tema Mandalas
Unidade temática Artes visuais
Dimensões do conhecimento Processos de criação e expressão.
Habilidades

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Objetivos
  • Conhecer o conceito e significado das mandalas.
  • Apreciar produções de mandalas em diversas culturas e sociedades.
  • Trabalhar conceitos geométricos e artísticos como: linha, ponto, forma, cores.
  • Estimular a autonomia, criação e expressividade de cada aluno e aluna.
Conteúdo Debate e produção de mandalas.
Duração 2 a 3 aulas
Recursos didáticos
  • Apresentação em power point
  • Computador
  • Projetor
  • Pratos de papel (sugestão: tamanho 12)
  • Lápis, régua, canetinha, tintas ou outros materiais artísticos.
Metodologia

Explicar o conceito de mandala, o significado da palavra e sua simbologia.

Exibir diferentes produções de mandalas em diversas culturas: indígena, indiana, tibetana, africana. Exibir também mandalas na arte contemporânea - Beatriz Milhazes, Robert Smithson (obra "Espiral") são exemplos de artistas que utilizam mandalas.

Explicar conceitos básicos geométricos como: ponto, linha, forma, simetria, cor, espaço.

Provocar os alunos e alunas a reconhecerem mandalas na natureza (flores, plantas, olho, sol, etc).

Estimular a criação de mandalas usando como suporte pratos de papel (alguns já têm marcações circulares que facilitam os desenhos).

Pintar as mandalas com tintas.

Levar os alunos para o ambiente externo da sala de aula para montar uma exposição de seus trabalhos em lugar previamente combinado.

Avaliação A avaliação se dará através da observação do processo artístico das crianças, seu interesse e também da produção final.
Referências

Artigos do Toda Matéria:

Mandala

Retas

Formas geométricas

2. Plano de aula de artes: Colagem

Tema Colagem
Unidade temática Artes visuais
Dimensões do conhecimento

Processos de criação, crítica e expressão.

Habilidades

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Objetivos
  • Conhecer obras de arte antigas e contemporâneas que se utilizam da técnica de colagem.
  • Trabalhar momentos da história da arte.
  • Realizar leituras de imagens e mostrar as possibilidades de criação de narrativas surpreendentes e interessantes com a montagem de imagens distintas.
  • Estimular a criação de colagens.
Conteúdo Apresentação, reflexão e criação de colagens.
Duração 2 a 3 aulas
Recursos didáticos
  • Apresentação em power point
  • Computador
  • Projetor
  • Papel sulfite
  • Revistas e jornais antigos, papéis coloridos
  • Tesoura, cola e outros materiais artísticos.
Metodologia

Apresentar informações sobre o que é a colagem, como a técnica é feita, a história da colagem e como ela foi utilizada no passado pelos cubistas e surrealistas.

Apresentar trabalhos instigantes de colagem (exemplos de artistas: Grete Stern, Teresa Raffray, Sato, Carolina Krieger) e fazer leituras de imagens.

Explicar a importância da escolha das imagens e da maneira de montagem a fim de comunicar algo.

Estimular os alunos e alunas a criarem suas próprias colagens.

Avaliação A avaliação se dará através da observação do processo artístico das crianças, seu interesse e também da produção final.
Referências

Artigo do Toda Matéria:

Cubismo

3. Plano de aula de artes: História em quadrinhos (HQ)

Tema História em quadrinhos (HQ)
Unidade temática Artes visuais
Dimensões do conhecimento

Processos de criação, crítica e expressão.

Habilidades

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Objetivos
  • Entender a origem das histórias em quadrinhos.
  • Apreciar histórias em quadrinhos de cartunistas diversos.
  • Entender quais são os elementos das histórias em quadrinhos.
  • Estimular a criação de histórias, trabalhando assim a narrativa, o desenho e a linguagem do HQ.
Conteúdo Apresentação, reflexão e criação de histórias em quadrinhos.
Duração 3 a 4 aulas
Recursos didáticos
  • Apresentação na lousa (se for possível, apresentar em power point com projetor).
  • Gibis e/ou recortes de cartoons (tirinhas) de jornal.
  • Papel sulfite, régua.
  • Lápis, lápis de cor, canetinha e outros materiais artísticos
Metodologia

Comece falando sobre as origens da HQ.

Apresente informações sobre as HQ s no mundo e no Brasil. Mostre exemplos de cartunistas famosos e coloque em pauta reflexões sobre as narrativas exibidas (exemplos de cartunistas: Ziraldo, Laerte, Quino).

Introdução aos elementos das histórias em quadrinhos: balões de fala, texto descritivo, quadrinhos e painéis, onomatopeias, recursos gráficos, etc.

Análise de uma história em quadrinhos: estimule a analisarem uma história em quadrinho, verificando o enredo, os personagens, a narrativa, a motivação, o desfecho.

Criação de personagens: primeiro peça para criarem os personagens que gostariam que estivessem em suas histórias pensando em aparência, personalidade e outras características.

Criação de roteiro: nesse momento deve ser criada a narrativa. Pode ser feito em formato de redação ou tópicos.

Desenho e diagramação: criação da HQ propriamente, com os desenhos, balões e textos.

Compartilhamento: depois de prontas, as HQs podem ser compartilhadas entre os colegas.

Avaliação A avaliação se dará através da observação do processo artístico das crianças, seu interesse e também da produção final.
Referências

Artigo do Toda Matéria:

História em quadrinhos

Ziraldo: biografia, obras e personagens

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Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.