Orações subordinadas adjetivas (restritiva e explicativa)

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

As orações subordinadas adjetivas são aquelas que exercem a função de adjetivo.

Geralmente, são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.), os quais exercem a função de adjunto adnominal do termo anterior. O adjunto adnominal tem valor de adjetivo.

Observe as orações:

Admiro alunos estudiosos. (adjetivo)

Admiro alunos que estudam. (oração subordinada adjetiva, porque tem a função sintática de adjunto adnominal, ou seja, tem valor de adjetivo).

As orações subordinadas adjetivas podem ser: explicativas e restritivas.

Orações subordinadas adjetivas explicativas

Separadas por vírgulas, as orações subordinadas explicativas, como o próprio nome já indica, explicam melhor ou esclarecem o termo ao qual se referem.

Exemplos:

1) O exame final, que estava muito difícil, deixou todos apreensivos.
Oração principal: O exame final deixou todos apreensivos.
Oração subordinada adjetiva explicativa: que estava muito difícil.

2) João, que é o mais calmo da turma, surpreendeu a todos.
Oração principal: João surpreendeu a todos.
Oração subordinada adjetiva explicativa: que é o mais calmo da turma.

Orações subordinadas adjetivas restritivas

Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente e não são separadas por vírgulas.

Exemplos:

1) As pessoas que são racistas merecem ser punidas.
Oração principal: As pessoas merecem ser punidas.
Oração subordinada adjetiva restritiva: que são racistas.

2) As pessoas que não praticam esporte costumam ser mais doentes.
Oração principal: As pessoas costumam ser mais doentes.
Oração subordinada adjetiva restritiva: que não praticam esporte.

Orações desenvolvidas e reduzidas

As orações subordinadas adjetivas podem ser desenvolvidas ou reduzidas.

As orações subordinadas adjetivas desenvolvidas apresentam as seguintes características:

  • iniciam-se com um pronome relativo;
  • contêm verbos nos modos indicativo ou subjuntivo.

As orações subordinadas adjetivas reduzidas apresentam as seguintes características:

  • não se iniciam com um pronome relativo;
  • contêm verbos no infinitivo, gerúndio ou particípio;
  • de acordo com as formas nominais usadas, as orações podem ser: reduzida de infinitivo, reduzida de gerúndio ou reduzida de particípio.

Exemplos:

Orações desenvolvidas Orações reduzidas
Ele foi o primeiro orador que encantou a plateia. Ele foi o primeiro a encantar a plateia. (oração reduzida de infinitivo)
Assisti às atuações dos velhinhos que cantam. Assisti às atuações dos velhinhos cantando. (oração reduzida de gerúndio)
Arrumou o quarto que a criança bagunçou. Arrumou o quarto bagunçado pela criança. (oração reduzida de particípio)

Orações subordinadas adjetivas

Exercícios de orações subordinadas adjetivas

1. (UFPA) Há, no período, uma oração subordinada adjetiva:

a) Ele falou que compraria a casa.
b) Não fale alto, que ela pode ouvir.
c) Vamos embora, que o dia está amanhecendo.
d) Em time que ganha não se mexe.
e) Parece que a prova não está difícil.

Alternativa d: Em time que ganha não se mexe.

Esta oração é classificada como Oração subordinada ajetiva restritiva, porque restringe o time, ou seja, não se trata de qualquer time, mas sim o time que ganha.

2. (PUC-SP) Considere a palavra destacada neste período:

“E há poetas míopes que pensam que é o arrebol”.

Ela introduz, respectivamente, orações:

a) subordinada substantiva completiva nominal e subordinada substantiva objetiva direta.
b) subordinada substantiva objetiva direta e subordinada substantiva predicativa.
c) subordinada adjetiva restritiva e subordinada adjetiva explicativa.
d) subordinada substantiva predicativa e subordinada substantiva objetiva direta.
e) subordinada adjetiva restritiva e subordinada substantiva objetiva direta.

Alternativa e: subordinada adjetiva restritiva e subordinada substantiva objetiva direta.

"E há poetas míopes que pensam..."

Esta oração é classificada como subordinada adjetiva restritiva porque não abrange todos os poetas, fazendo restrição a alguns poetas (os "que pensam...").

"que é o arrebol"

Esta oração é classificada como subordinada substantiva objetiva direta porque exerce função de objeto direto ("pensam que é o arrebol").

3. (PUC-SP)

“João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou pra tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história”.

Carlos Drummond de Andrade

A primeira parte do poema (versos de 1 a 3) é marcada, sintaticamente, pela presença de orações ____________, cujos termos introdutórios atuam como _______________.

a) subordinadas adjetivas restritivas – conectivos – sujeitos.
b) coordenadas sindéticas explicativas – simples conectivos.
c) subordinadas adverbiais comparativas – simples conectivos.
d) subordinadas adjetivas explicativas – conectivos – sujeitos.
e) coordenadas sindéticas aditivas – simples conectivos.

Alternativa a: subordinadas adjetivas restritivas – conectivos – sujeitos.

Os primeiros versos são classificados como orações subordinadas ajetivas restritivas porque restringem as pessoas: a Teresa que ama Raimundo ( e não qualquer Teresa), o Raimundo que ama Maria (e não qualquer Raimundo).

O pronome "que" funciona como conectivo, porque se refere ao termo anterior, além do que tem função de sujeito.

Referências Bibliográficas

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2010.

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
Daniela Diana
Edição por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.