Exemplos

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

Confira alguns exemplos de ligações químicas realizadas com o objetivo de alcançar os oito elétrons na camada de valência:

Cloro

O Cloro (Cl) possui número atômico 17 e sete elétrons na camada de valência. Assim, para que ele se torne estável precisa de um elétron.

Por isso, ele precisa compartilhar um par de elétrons através de ligações químicas. Uma forma é ligar-se com outro átomo de Cloro e formar a molécula Cl2.

Assim, ambos os átomos, completam os oito elétrons na camada de valência, satisfazendo a regra do octeto.

Ligação iônica do Cloro
Compartilhamento de elétrons

Oxigênio

O oxigênio possui seis elétrons na camada de valência. Para torna-se estável, ele precisa de mais dois elétrons que serão obtidos através de ligações químicas.

O oxigênio pode ligar-se com dois átomos de hidrogênio e formar uma molécula de água. Essa é uma ligação covalente, e cada hidrogênio compartilha um de seus elétrons.

Assim, o oxigênio passa a ter oito elétrons na camada de valência.

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.
Lana Magalhães
Edição por Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.