Luz - refração, reflexão e meios de propagação


Luz é um fenômeno físico. Também conhecida como luz visível, é um dentre os 7 tipos de ondas eletromagnéticas, motivo pelo qual é uma energia radiante.

A velocidade da luz, a maior existente, é de 299 792 458 metros por segundo (m/s) no vácuo.

Refração da Luz

A refração da luz é a passagem da luz que muda de direção quando ocorre a mudança para outro meio.

Uma colher dentro de um copo de água parece torta em função da luz refratada no líquido.

A velocidade da luz varia nesse fenômeno óptico, pois sua velocidade é maior no vácuo. Logo, se a luz muda de meio, sua velocidade diminui.

Reflexão da Luz

A reflexão da luz, por sua vez, acontece quando a luz é desviada da superfície onde havia refletido e retorna para a sua origem.

A reflexão pode ser regular, quando a luz reflete em meios planos resultando em raios luminosos paralelos.

Ela também pode ser irregular, quando a luz reflete em meios que apresentam elevações resultando raios em várias direções.

Importa referir que a luz pode ser absorvida pelos corpos em que ela reflete. São os materiais de que são compostos esses corpos que fazem com que a luz apresente as suas cores.

Fontes de Luz

A luz provém de duas fontes, a primária e a secundária.

São fontes primárias aquelas que têm sua própria luz, tal como o Sol. As fontes secundárias, por sua vez, são aquelas que refletem luz recebida. É o caso da Lua, que reflete a luz solar.

Meios de Propagação da Luz

A luz se propaga no vácuo de forma extremamente veloz. Mas há outros meios de propagação da luz, os quais são classificados da seguinte forma:

Meio translúcido: é um meio irregular, pois apesar da passagem da luz, ela é pouco nítida. Exemplo disso é a neblina que esconde a luz do Sol.

Meio transparente: é um meio regular, motivo pelo qual a luz passa facilmente por ele. O vácuo é um meio transparente.

Um meio opaco não permite que a luz se espalhe, porque ele bloqueia a luz. Como exemplo, podemos citar uma lanterna direcionada para uma parede, pois os raios de luz não chegam ao outro lado da construção.

E o que é Ano-luz?

Ano-luz é uma unidade de medida astronômica, que corresponde a 9.600.000.000.000 quilômetros.

A unidade auxilia o trabalho dos astrônomos, justamente pelo fato de que na Astronomia são utilizados números gigantescos, tal como o mencionado acima.

Assim, ela facilita as contagens nessa ciência e, ao contrário do que muitos pensam, não é uma unidade de tempo, tal como sugerido pela palavra “ano”.

Quer saber mais? Leia: Ondas Eletromagnéticas e Velocidade da Luz.