Separação de Sílabas

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

A Separação Silábica, também chamada de divisão silábica, é a delimitação das palavras em sílabas, cuja ação é marcada pelo hífen.

Vale lembrar que não existe sílaba sem vogal, visto ela ser a base da sílaba, ou seja, a vogal é um elemento obrigatório.

Como separar sílabas?

Vogais idênticas, hiatos e os dígrafos rr, ss, sc, sç, xc devem ficar em sílabas diferentes.

Exemplos de separação de sílabas de palavras com vogais idênticas:

  • ca-fe-ei-ra
  • fri-ís-si-mo
  • ál-co-ol
  • co-o-pe-ran-te
  • em-pre-en-de-dor
  • vo-o

Exemplos de separação de sílabas de palavras com hiatos:

  • di-a
  • sa-ú-de
  • ru-im
  • vo-ar
  • fi-el
  • ru-í-na

Exemplos de separação de sílabas de palavras com dígrafos rr, ss, sc, sç, xc:

  • ter-ra
  • vas-sou-ra
  • as-si-na-lar
  • des-ci-da
  • des-ça
  • ex-ce-der

Ditongos, tritongos, encontros consonantais perfeitos e os dígrafos ch, lh, nh, qu, gu não se separam.

Exemplos de separação de sílabas de palavras com ditongos:

  • i-dei-a
  • cha-péu
  • prai-a
  • noi-te
  • a-ni-mais
  • pa-pa-gai-o

Exemplos de separação de sílabas de palavras com tritongos:

  • U-ru-guai
  • a-ve-ri-guei
  • en-xa-guei
  • sa-guão
  • i-guais
  • quão

Exemplos de separação de sílabas de palavras com encontros consonantais perfeitos:

  • blu-sa
  • pre-to
  • a-tlân-ti-co
  • li-vra-ri-a
  • bi-bli-o-te-ca
  • bru-ta

Exemplos de separação de sílabas de palavras com dígrafos ch, lh, nh, qu, gu:

  • cha-ve
  • fo-lhe-ar
  • ar-ra-nhar
  • quei-jo
  • qui-lo
  • guei-xa

Regras de translineação das palavras

A translineação é a separação de uma palavra dentro de um texto, que ocorre na mudança de linha.

Nem sempre a translineação respeita as regras da separação silábica.

1. Na translineação, não podemos deixar uma vogal sozinha no início ou no fim da palavra. Exemplos:

palavra: ideia
separação silábica: i-dei-a
translineação: não é possível.

palavra: atlântico
separação silábica: a-tlân-ti-co
translineação: atlân-/tico ou atlânti-/co

2. Na translineação, o hífen deve iniciar a linha quando a translineação coincidir com o hífen da palavra na linha anterior. (Vale lembrar que antes no Novo Acordo Ortográfico a repetição do hífen era opcional). Exemplos:

  • pré-/-história
  • pós-/-graduação
  • vice-/-versa

Exercícios de separação de sílabas

1. Faça a separação silábica das palavras a seguir:

a) meio
b) cognição
c) rua
d) adjetivo
e) cresço
f) afta
g) sublocar
h) gnomo
i) saudar

a) mei-o
Separa-se porque é um hiato.

b) cog-ni-ção
Separa-se o encontro de "gn" porque não é um encontro consonantal perfeito.

c) ru-a
Separa-se porque é um hiato.

d) ad-je-ti-vo
Separa-se o encontro de "dj" porque não é um encontro consonantal perfeito.

e) cres-ço
Separa-se porque o dígrafo "sç" deve ser separado. É diferente do dígrafo "ch", que não se separa (cha-ve).

f) af-ta
Separa-se o encontro de "ft" porque não é um encontro consonantal perfeito.

g) sub-lo-car
Separa-se o encontro de "bl" porque neste caso ele não é um encontro consonantal perfeito. É diferente do que acontece com a palavra cognição (letra b acima), em que "gn" não é um encontro consonantal perfeito (cog-ni-ção).

h) gno-mo
Não se separa o encontro de "gn" porque neste caso é um encontro consonantal perfeito. É diferente do que acontece com a palavra sublinhar, em que "bl" é um encontro consonantal perfeito (su-bli-nhar).

i) sau-dar
Não se separa porque se trata de um ditongo, vogal "a" mais semivogal "u" (V + SV), um ditongo decrescente.

2. (PUC-SP) Indique a alternativa em que todas as palavras têm a mesma classificação no que se refere ao número de sílabas:

a) enchiam, saíam, dormiu, noite
b) feita, primeiro, crescei, rasteiras
c) ruído, saudade, ainda, saúde
d) eram, roupa, sua, surgiam
e) dia, sentia, ouviam, loura

Alternativa c: ruído, saudade, ainda, saúde (ru-í-do, sau-da-de, a-in-da, sa-ú-de)

Quanto às alternativas restantes:

a) enchiam, saíam, dormiu, noite (en-chi-am, saí-am, dor-miu, noi-te)
b) feita, primeiro, crescei, rasteiras (fei-ta, pri-mei-ro, cres-cei, ras-tei-ras)
d) eram, roupa, sua, surgiam (e-ram, rou-pa, su-a, sur-gi-am)
e) dia, sentia, ouviam, loura (di-a, sen-ti-a, ou-vi-am, lou-ra)

3. (ITA-SP - Adaptada) Dadas as palavras:

a) des-a-ten-to
b) sub-es-ti-mar
c) trans-tor-no

constatamos que a separação silábica está correta:

1) apenas na alternativa a.
2) apenas na alternativa b.
3) apenas na alternativa c.
4) em todas as alternativas.
5) n.d.a.

Opção 3: apenas na alternativa c.

Correção das alternativas restantes:

1) de-sa-ten-to
2) su-bes-ti-mar

Buscando um texto sobre o tema para a educação infantil? Veja: Separação de sílabas - Kids.

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Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).