Atividades para coordenação motora grossa (prontas para imprimir)
A coordenação motora grossa é a capacidade que a criança desenvolve para realizar movimentos amplos utilizando grandes grupos musculares do corpo, como pernas, braços e tronco. Ela está presente quando a criança corre, pula, se equilibra, rasteja, dança ou arremessa uma bola.
Na Educação Infantil, trabalhar essa habilidade é fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo e social. Por meio do movimento, a criança aprende sobre espaço, lateralidade, equilíbrio, ritmo e também desenvolve autoconfiança e autonomia.
As atividades a seguir foram pensadas para serem impressas em folhas, servindo como guia visual para que as crianças realizem os movimentos propostos em sala, no pátio ou em casa.
Atividade 1
Como aplicar: organize o circuito "A Floresta dos Passos Malucos" no pátio ou sala ampla. Mostre a folha, explique como cada animal se desloca e peça que as crianças se desloquem imitando os animais apresentados nas folhinhas abaixo.
Atividade 2
Como aplicar: faça trajetos como os apresentados na folhinha abaixo usando giz ou fita adesiva. Depois, convide as crianças para andarem em cima, sem sair da linha.
Atividade 3
Como aplicar: desenhe uma uma corda com giz ou fita adesiva, ou use uma corda de verdade. Coloque a primeira folhinha com imagem do equilibrista do início e a segunda no fim do percurso. Depois, convide as crianças para andarem em cima com os braços abertos como um equilibrista:
“Hoje vocês são equilibristas do circo! Andem sobre a corda como se estivessem no alto, braços abertos, olhando para frente. Conseguem atravessar sem cair e chegar ao final como um verdadeiro artista do circo?”
Atividade 4
Como aplicar: use bolinhas que caibam na boca do palhaço da folhinha abaixo, ou faça bolinhas usando meias ou papéis. Recorte a boca do palhaço e pendure a folha em um local para onde as crianças possam tentar acertar no alvo, a boca do palhaço.
Atividade 5
Como aplicar: no pátio ou sala ampla, convide as crianças para a dança do robô maluco:
Atividade 6
Como aplicar: monte um tapete para jogar amarelinha. Use o modelo abaixo para montá-lo com material resistente e pinte deixando-o bastante atrativo.
Regras da amarelinha:
- Cada criança recebe uma pedrinha.
- O primeiro jogador deve jogar a pedrinha no quadrado número 1. Depois, começa a pular pelo caminho, sem pisar no quadrado onde está a pedrinha.
- Deve pular com um pé só em cada quadrado, mas nos quadrados duplos, pode colocar um pé em cada espaço ao mesmo tempo.
- Ao chegar no final (céu), a criança deve virar e voltar pulando.
- Agora, começa tudo de novo, mas jogando a pedrinha no quadrado número 2 e assim por diante.
- Vence quem conseguir passar por todos os números primeiro, sem cometer erros, por exemplo:
- não acertar a pedrinha no número da casinha certa
- pisar na casa onde está a pedrinha
- pisar nos contornos da casinha.

Veja também:
Brincadeiras e atividades educativas para educação infantil
Atividades para coordenação motora fina das crianças (para imprimir)
Atividades sobre lateralidade (prontas para imprimir)
FERNANDES, Márcia. Atividades para coordenação motora grossa (prontas para imprimir). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/atividades-para-coordenacao-motora-grossa-prontas-para-imprimir/. Acesso em: