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Avaliação diagnóstica para a Educação Infantil (para imprimir)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Esta avaliação diagnóstica para a Educação Infantil reúne atividades práticas e impressas, pensadas para observar e registrar diferentes habilidades das crianças.

Com propostas que abrangem desde a convivência social, percepção corporal, expressão de emoções, percepção auditiva, compreensão narrativa até reconhecimento de quantidades, o material permite que o professor acompanhe o desenvolvimento das crianças.

Cada atividade conta com orientações, objetivos claros e sugestões de registro, oferecendo subsídios para planejar intervenções pedagógicas personalizadas e estimular o aprendizado de forma lúdica e significativa.

Atividade 1

atividade sobre regras de convivência para pintar boas atitudes_educação infantil
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Campo de experiência: O eu, o outro e o nós

Propósito da atividade: compreender relações sociais e empatia, percebendo regras de convivência e respeito mútuo.

O que o professor deve observar:

  • capacidade de identificar comportamentos cooperativos
  • discurso sobre o que é “cuidar”, “esperar”, “ajudar” e outras ações de convivência
  • se a criança observa atentamente, age com empatia e demonstra interesse em falar sobre amizade.

Instrumento complementar: entrevista oral. O professor pergunta a cada criança individualmente “O que é ser um bom amigo?”, podendo registrar a resposta de forma escrita ou gravando áudio.

Atividade 2

atividade sobre percepção corporal e expressão de emoções_educação infantil
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Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos

Propósito da atividade: avaliar coordenação motora ampla, atenção, percepção corporal, compreensão de instruções e expressão de emoções.

O que o professor deve observar:

  • controle corporal e equilíbrio
  • capacidade de seguir sequências e compreender verbos de ação
  • capacidade de se expressar emocionalmente, nomeando sentimentos e os associando a situações
  • interesse e envolvimento na atividade, demonstrando entusiasmo, timidez ou dificuldade em verbalizar o que sente
  • respeito às diferenças emocionais entre amiguinhos, reconhecendo e acolhendo os sentimentos dos outros

Orientações: antes de entregar a folhinha de atividade, o professor faz o jogo "O professor mandou", em que dá comandos para as crianças obedecerem: “pulem três vezes”, “toquem o nariz com o pé”, “andem de lado”, "imitem um animal", "façam cara de surpresa", "façam cara de felicidade", etc.

Instrumento complementar: o professor registra as suas observações num diário de bordo. Nele descreve:

  1. a atividade desenvolvida - brincadeira "O professor mandou", seguida de conversa sobre emoções;
  2. reação da turma - se participaram com alegria e curiosidade, seguindo os comandos com atenção e se mostraram interesse em escolher e comentar suas carinhas;
  3. desafios percebidos - dificuldades em equilibrar-se ou acompanhar os comandos rápidos e/ou dificuldades em expressar sentimentos verbalmente;
  4. progressos individuais - evolução na realização de movimentos e na nomeação de sentimentos;
  5. sugestões para as próximas atividades - propor circuitos motores com desafios de equilíbrio e expressão facial; dramatizações com músicas que representem emoções (alegria, medo, raiva, surpresa); criação de um mural coletivo com as carinhas das emoções para acompanhamento diário.

Atividade 3

atividade sobre percepção auditiva_educação infantil
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Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas

Propósito da atividade: percepção auditiva, expressão simbólica e atenção.

O que o professor deve observar:

  • discriminação sonora
  • associação som e imagem
  • conexão emoção e som

Orientações: para a primeira atividade da folhinha, o professor faz sons com instrumentos e outros objetos, ou coloca áudios para as crianças ouvirem.

Para a última atividade da folhinha, o professor distribui materiais simples (copos plásticos, potes com grãos, tampas metálicas, papéis, palitos de picolé, garrafas PET) para as crianças que estão sentadas em roda e convida-os a experimentar os sons que cada objeto produz. Depois, na folha impressa, desenham ou preenchem, com ajuda do professor, "o som do meu instrumento”.

Atividade 4

atividade sobre compreensão narrativa_educação infantil
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Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação

Propósito da atividade: desenvolver escuta ativa, compreensão narrativa e desenvolvimento da linguagem oral e escrita espontânea.

O que o professor deve observar:

  • habilidade de representação gráfica
  • expressão de sentimentos e opiniões
  • clareza e coerência na oralidade, incluindo vocabulário e organização de frases

Instrumento complementar: o professor registra as suas observações num diário de bordo. Nele descreve:

  1. a atividade desenvolvida - leitura de história, seguida de desenho e relato oral da parte favorita;
  2. reação da turma - se prestaram atenção, se expressaram suas preferências;
  3. desafios percebidos - dificuldades em verbalizar;
  4. progressos individuais - evolução na escuta e na expressão de ideias;
  5. sugestões para as próximas atividades - explorar histórias com finais alternativos para que as crianças inventem suas próprias versões, incentivando a criatividade e a narrativa oral.

Atividade 5

atividade sobre reconhecimento de quantidades, comparação de conuntos e gráfico_educação infantil
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Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Propósito da atividade: reconhecer quantidades, comparar conjuntos e representar informações visualmente.

O que o professor deve observar:

  • estratégias de contagem
  • compreensão de “mais/menos”
  • participação em coleta de dados

Veja também:

Relatório individual para educação infantil: o que é e como fazer (com exemplos e modelos prontos)

Planos de aula para educação infantil

Atividades para educação infantil

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).