Avaliação diagnóstica para a Educação Infantil (para imprimir)
Esta avaliação diagnóstica para a Educação Infantil reúne atividades práticas e impressas, pensadas para observar e registrar diferentes habilidades das crianças.
Com propostas que abrangem desde a convivência social, percepção corporal, expressão de emoções, percepção auditiva, compreensão narrativa até reconhecimento de quantidades, o material permite que o professor acompanhe o desenvolvimento das crianças.
Cada atividade conta com orientações, objetivos claros e sugestões de registro, oferecendo subsídios para planejar intervenções pedagógicas personalizadas e estimular o aprendizado de forma lúdica e significativa.
Atividade 1
Campo de experiência: O eu, o outro e o nós
Propósito da atividade: compreender relações sociais e empatia, percebendo regras de convivência e respeito mútuo.
O que o professor deve observar:
- capacidade de identificar comportamentos cooperativos
- discurso sobre o que é “cuidar”, “esperar”, “ajudar” e outras ações de convivência
- se a criança observa atentamente, age com empatia e demonstra interesse em falar sobre amizade.
Instrumento complementar: entrevista oral. O professor pergunta a cada criança individualmente “O que é ser um bom amigo?”, podendo registrar a resposta de forma escrita ou gravando áudio.
Atividade 2
Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos
Propósito da atividade: avaliar coordenação motora ampla, atenção, percepção corporal, compreensão de instruções e expressão de emoções.
O que o professor deve observar:
- controle corporal e equilíbrio
- capacidade de seguir sequências e compreender verbos de ação
- capacidade de se expressar emocionalmente, nomeando sentimentos e os associando a situações
- interesse e envolvimento na atividade, demonstrando entusiasmo, timidez ou dificuldade em verbalizar o que sente
- respeito às diferenças emocionais entre amiguinhos, reconhecendo e acolhendo os sentimentos dos outros
Orientações: antes de entregar a folhinha de atividade, o professor faz o jogo "O professor mandou", em que dá comandos para as crianças obedecerem: “pulem três vezes”, “toquem o nariz com o pé”, “andem de lado”, "imitem um animal", "façam cara de surpresa", "façam cara de felicidade", etc.
Instrumento complementar: o professor registra as suas observações num diário de bordo. Nele descreve:
- a atividade desenvolvida - brincadeira "O professor mandou", seguida de conversa sobre emoções;
- reação da turma - se participaram com alegria e curiosidade, seguindo os comandos com atenção e se mostraram interesse em escolher e comentar suas carinhas;
- desafios percebidos - dificuldades em equilibrar-se ou acompanhar os comandos rápidos e/ou dificuldades em expressar sentimentos verbalmente;
- progressos individuais - evolução na realização de movimentos e na nomeação de sentimentos;
- sugestões para as próximas atividades - propor circuitos motores com desafios de equilíbrio e expressão facial; dramatizações com músicas que representem emoções (alegria, medo, raiva, surpresa); criação de um mural coletivo com as carinhas das emoções para acompanhamento diário.
Atividade 3
Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas
Propósito da atividade: percepção auditiva, expressão simbólica e atenção.
O que o professor deve observar:
- discriminação sonora
- associação som e imagem
- conexão emoção e som
Orientações: para a primeira atividade da folhinha, o professor faz sons com instrumentos e outros objetos, ou coloca áudios para as crianças ouvirem.
Para a última atividade da folhinha, o professor distribui materiais simples (copos plásticos, potes com grãos, tampas metálicas, papéis, palitos de picolé, garrafas PET) para as crianças que estão sentadas em roda e convida-os a experimentar os sons que cada objeto produz. Depois, na folha impressa, desenham ou preenchem, com ajuda do professor, "o som do meu instrumento”.
Atividade 4
Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Propósito da atividade: desenvolver escuta ativa, compreensão narrativa e desenvolvimento da linguagem oral e escrita espontânea.
O que o professor deve observar:
- habilidade de representação gráfica
- expressão de sentimentos e opiniões
- clareza e coerência na oralidade, incluindo vocabulário e organização de frases
Instrumento complementar: o professor registra as suas observações num diário de bordo. Nele descreve:
- a atividade desenvolvida - leitura de história, seguida de desenho e relato oral da parte favorita;
- reação da turma - se prestaram atenção, se expressaram suas preferências;
- desafios percebidos - dificuldades em verbalizar;
- progressos individuais - evolução na escuta e na expressão de ideias;
- sugestões para as próximas atividades - explorar histórias com finais alternativos para que as crianças inventem suas próprias versões, incentivando a criatividade e a narrativa oral.
Atividade 5
Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Propósito da atividade: reconhecer quantidades, comparar conjuntos e representar informações visualmente.
O que o professor deve observar:
- estratégias de contagem
- compreensão de “mais/menos”
- participação em coleta de dados
Veja também:
Relatório individual para educação infantil: o que é e como fazer (com exemplos e modelos prontos)
Planos de aula para educação infantil
Atividades para educação infantil
FERNANDES, Márcia. Avaliação diagnóstica para a Educação Infantil (para imprimir). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/avaliacao-diagnostica-para-a-educacao-infantil-para-imprimir/. Acesso em: