Cromossomos homólogos

Cromossomos homólogos são aqueles que fazem par com outros cromossomos.

Eles são iguais em tamanho, têm o centrômero posicionado no mesmo lugar e a mesma posição de genes, ou seja, são muito parecidos em termos genéticos.

Os cromossomos homólogos estão presentes nas células diploides (2n). O seu emparelhamento acontece na meiose, o processo de divisão celular que forma células sexuais.

Cromossomos homólogos

Cada um dos filamentos do cromossomo é chamado de cromátide, que juntos formam as cromátides-irmãs, as quais estão unidas pelo centrômero.

Em resumo:

Os cromossomos homólogos são:

  • dois cromossomos, um dos quais é recebido da mãe e outro do pai;
  • cromossomos pares que possuem muitas semelhanças genéticas;
  • cromossomos que determinam as características físicas das pessoas;
  • cromossomos presentes nas células diploides (2n);
  • cromossomos que têm origem na meiose.

Cromossomos humanos

Uma pessoa possui 46 cromossomos no total: 23 de origem paterna e 23 de origem materna. Lado a lado, esses cromossomos formam 22 pares, ou seja, 44 cromossomos homólogos.

Os 2 cromossomos que restam para completar os 46 cromossomos de uma pessoa são cromossomos sexuais (X e Y), sendo aqueles que determinam as características de cada sexo.

Cromossomos não homólogos ou heterólogos

Os cromossomos não homólogos, ou heterólogos, são aqueles que fazem par com outros cromossomos, mas os genes não se encontram na mesma posição, o que faz com que não sejam geneticamente iguais.

Também presentes nas células diploides (2n), eles são considerados cromossomos parcialmente homólogos e têm origem na divisão celular da mitose, a que acontece na grande parte das células.

Um exemplo de mitose é a regeneração da pele após um corte.

Cromossomos homólogos e genes alelos

Genes alelos, também chamados de alelomorfos, e cromossomos homólogos são coisas diferentes, mas que se relacionam entre si.

Enquanto cromossomos homólogos são cromossomos iguais, genes alelos são os genes que ocupam, nos cromossomos homólogos, a mesma localização do DNA.

O DNA são os dados genéticos de uma pessoa (altura, cor dos olhos, formato do queixo, entre tantos outros).

Leia também:

Atualizado em