Hereditariedade


Hereditariedade ou Herança Genética é o mecanismo biológico através do qual as características de cada ser vivo são transmitidas de uma geração para outra. Envolve processos genéticos, uma vez que o meio de transmissão das informações de um indivíduo a outro é o gene.

Genética e Hereditariedade

A Genética é a área científica que estuda os fenômenos biológicos relacionados com a herança biológica, ou seja, a forma como os filhos recebem características de seus pais e as transmitem para seus filhos. Desse modo, hereditariedade é um dos conceitos mais básicos da Genética.

HereditariedadePai e filho albinos, essa condição é herdada geneticamente.

São apresentados a seguir os princípios básicos relacionados com a hereditariedade:

  • Os filhos herdam dos pais as informações genéticas contidas nos genes e a partir disso desenvolvem suas características;
  • Os genes são transmitidos através dos gametas (espermatozoides e óvulos), de uma geração a outra.
  • Os gametas (espermatozoide ou óvulo) contém toda a informação genética da espécie a qual pertence;
  • Cada ser vivo contém pares de genes, originados no zigoto, quando o gameta feminino (óvulo) é fecundado pelo masculino (espermatozoide).
  • Cada gene oriundo de um dos progenitores (mãe ou pai) é denominado alelo. Os genes alelos não se misturam nos descendentes, formam os pares e se separam durante a formação dos gametas (gametogênese).

Leia mais sobre os gametas e a gametogênese.