Genes Alelos

Lana Magalhães

Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter.

Os genes alelos podem ou não determinar o mesmo aspecto. Um exemplo é que uma pessoa pode ter um gene que determina a cor dos olhos castanhos e outro gene que determina a cor azul. Nesse caso, são genes alelos, atuam no mesmo caráter, mas não determinam a mesma condição.

Os genes alelos ocorrem aos pares. Um deles é proveniente da mãe e o outro do pai.

Conceitos envolvidos com Genes Alelos

Apesar de localizarem-se no mesmo lócus e atuarem na determinação do mesmo caráter, os genes alelos não são necessariamente idênticos.

Assim, podem ser classificados em homozigotos e heterozigotos.

Genes Alelos Homozigotos: Quando os alelos para uma determinada característica são iguais. Exemplo: AA, aa.

Genes Alelos Heterozigotos: Quando os alelos para uma determinada característica são diferentes. Exemplo: Aa.

Com base nos homozigotos e heterozigotos, surge outra classificação em dominantes e recessivos.

Saiba mais sobre os Cromossomos.

Genes Alelos Dominantes: A presença de um único alelo dominante é suficiente para a manifestação de determinada caracteristica, que pode ocorrer em homozigotos ou heterozigotos. Os alelos dominantes são representados por letras maiúsculas. Exemplo: AA ou Aa.

Genes Alelos Recessivos: A manifestação de uma determinada característica só ocorre em homozigotos. Os alelos recessivos são representados por letras minúsculas. Exemplo: aa.

Representação dos Genes Alelos

Representação dos Genes Alelos

Ainda tem dúvidas sobre os conceitos de genética?. Aprenda mais no artigo de Introdução à Genética.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.