Esqueleto axial

Lana Magalhães

O esqueleto axial é constituído por 80 ossos, formado pelo crânio, a caixa torácica e a coluna vertebral. Podemos caracterizá-lo como aquele conjunto de ossos que se localizam no eixo ou parte central do corpo.

A sua função é proteger o Sistema Nervoso Central e alguns dos órgãos vitais localizados na região torácica. Por isso, o seu papel está relacionado com a proteção do organismo, sendo considerado o pilar central do sistema esquelético.

Existe ainda o esqueleto apendicular, formado pelos membros superiores e inferiores. O esqueleto axial e apendicular se unem através da cintura pélvica e escapular.

Anatomia

Esqueleto axial
Esqueleto axial destacado em azul

O esqueleto axial é composto pela cabeça, caixa torácica e coluna vertebral:

Cabeça

Ossos do crânio
Alguns dos ossos do crânio

Os ossos da cabeça são responsáveis pela proteção do encéfalo, sendo formados por 22 ossos:

  • 8 ossos do crânio: frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide;
  • 14 ossos da face: 2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior.

De todos os ossos da cabeça, apenas a mandíbula é móvel e auxilia no movimento da boca durante a mastigação.

Ainda na região da cabeça existe o osso hioide, o qual funciona como ponto de apoio para os músculos da língua e do pescoço.

Caixa torácica

Caixa torácica
Localização dos ossos na caixa torácica

A caixa torácica é formada pelas costelas e o osso esterno. As costelas representam um conjunto de 12 ossos encurvados, sendo: 7 verdadeiras, 3 falsas e 2 flutuantes.

As chamadas costelas verdadeiras são as que se ligam ao esterno, as costelas falsas ligam-se entre si e as costelas flutuantes não estão ligadas a nenhum outro osso.

O esterno é um osso plano que apresenta um formato único e característico, localizado na região central da caixa torácica.

Saiba mais, leia também:

Coluna Vertebral

coluna vertebral
Regiões da coluna vertebral

A coluna vertebral é formada pelo conjunto de 33 vértebras dispostas umas sobre as outras e intercaladas por discos intervertebrais:

  • Vértebras Cervicais: 7 vértebras;
  • Vértebras Dorsais ou torácicas: 12 vértebras;
  • Vértebras Lombares: 5 vértebras;
  • Vértebras Sacrais: 5 vértebras fundidas;
  • Vértebra Coccígea: 4 vértebras fundidas.

As principais funções da coluna vertebral correspondem a sustentação da estrutura corporal e auxílio na movimentação. Por isso, ela é considerada o eixo de sustentação do corpo.

Além disso, a coluna vertebral representa um importante eixo de comunicação entre o sistema nervoso central e periférico

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.