Esqueleto Humano

Juliana Diana

O esqueleto humano é a estrutura óssea que compõe o corpo humano.

Ele corresponde ao conjunto de ossos de um determinado corpo, sendo suas principais funções: sustentação, locomoção e proteção dos órgãos vitais.

Partes do Esqueleto

Esqueleto Humano

O esqueleto humano é dividido em duas partes: esqueleto axial e o esqueleto apendicular.

Esqueleto Axial

Formado pelo crânio (caixa craniana), a caixa torácica (tórax) e a coluna vertebral, o esqueleto axial é a parte central do corpo humano.

Esqueleto Apendicular

Formado pelos membros superiores e inferiores (braços, mãos, pernas e pés), ombro, cintura, pelve, juntas, articulações e ligamentos, o esqueleto apendicular é aquele que se junta ao esqueleto axial.

Ossos

Os ossos são estruturas formadas por tecido ósseo e cálcio que auxiliam na locomoção, na sustentação, na proteção e na reserva de minerais do corpo.

O corpo humano é formado por 206 ossos e, de acordo com sua forma, são classificados em: ossos curtos, longos, irregulares, planos, sesamoides e os supranumerários.

Tendões

Os tendões são cordões fibrosos, ou seja, estruturas formadas por tecido conjuntivo composto de colágenos.

Sua principal função a de conectar os músculos aos ossos e, dessa maneira, auxiliar os movimentos e no equilíbrio do corpo.

Ligamentos

Os ligamentos são tecidos fibrosos que tem a função de ligar, conectar um osso ao outro, uma vez que reforçam a estabilização das articulações e auxiliam nos movimentos.

Diferem dos tendões na medida em que estes conectam os músculos aos ossos e os ligamentos unem os ossos aos outros ossos.

Cartilagens

As cartilagens do corpo humano são tecidos elásticos (tecido conjuntivo cartilaginoso) compostos de colágeno.

São encontradas, por exemplo, no nariz e na orelha, sendo sua principal função a de proteção. As cartilagens são divididas em cartilagem elástica, fibrosa e hialina.

Curiosidades

  • No total, um homem adulto possui 206 ossos: 80 ossos no esqueleto axial e 126 ossos no esqueleto apendicular.
  • Há diferenças entre as estruturas ósseas de um homem e de uma mulher, visto que as mulheres apresentam a pelve e o esterno mais largos, contudo, a maioria dos outros ossos, como do pulso e do maxilar, são mais estreitos que os do homem.
  • Algumas doenças relacionadas ao sistema esquelético são: a osteoporose, ou seja, a diminuição da massa óssea caracterizada pela fragilidade e porosidade dos ossos; e raquitismo, muito comum nas crianças, essa doença está associada à má formação dos ossos mediante a carência de vitamina D e de cálcio.
Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Mestre em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2015.