Tendão


O tendão é uma estrutura fibrosa, grossa, rija e flexível, de coloração esbranquiçada, presente em diversas partes do corpo humano.

Ele faz parte do músculo estriado sendo constituído de tecido conjuntivo (composto de colágeno).

Funções

A principal função dos tendões é a de conectar os músculos aos ossos. Dessa maneira, auxilia no equilíbrio do corpo e no desenvolvimento dos movimentos, distribuindo as forças nos músculos.

Assim, na medida em que puxa o osso de ligação com o músculo, o tendão cria o movimento de forma a transmitir a força da contração para o osso.

Além disso, o tendão proporciona estabilidade às juntas (encontro entre dois ossos) das articulações do corpo.

Observe que existem tendões em quase todas as articulações humanas, desde pescoço, braços, mãos, pés, tornozelos, ombros, cotovelos, etc.

Para saber mais:

Tipos de Tendões

Dependendo da localização no corpo, o tendão pode ser:

  • Tendão Flexor: envolvido na flexão ou contração de alguma parte do corpo, por exemplo, enrolar ou fechar os dedos das mãos e dos pés é trabalho dos tendões flexores.
  • Tendão Extensor: envolvido na extensão ou expansão de alguma parte do corpo, por exemplo, a ação de desapertar o punho ou estender os dedos é um trabalho dos tendões extensores.

Para saber mais: Músculos do Corpo Humano

Alguns Tendões do Corpo humano

Muito comum a lesão ou ruptura dos tendões, principalmente nos esportistas que realizam exercícios repetitivos, de impacto e de força.

Segue abaixo alguns dos tendões que compõem o corpo humano:

Tendões dos Joelhos

O joelho é composto pelos tendões: tendão do quadríceps, banda iliotibial, tendões isquiotibiais e tendão patelar.

O tendão patelar, também chamado de ligamento patelar, está localizado nos joelhos sendo a continuação do tendão do quadríceps, situado na frente do joelho.

Sua função é oferecer o equilíbrio e estabilidade para as articulações do joelho. A tendinite patelar é uma das doenças mais comuns relacionadas desse tendão.

Tendões das Pernas

Além dos tendões do joelho e calcâneo, nas pernas existem cinco tendões extensores, a saber:

  • tendão tibial anterior;
  • extensor longo e curto do hálux
  • extensor longo e curto dos dedos.

Os pés e o tornozelo são formados pelos tendões tibiais anterior e posterior, tendões fibulares e tendões extensores e flexores dos dedos.

O tendão de Aquiles ou tendão de calcâneo é o mais resistente e o mais vulnerável do corpo. Está localizado nos calcanhares onde cruza as articulações do joelho e o tornozelo.

Seu nome é baseado no mito grego do herói Aquiles que participou da guerra de Troia sendo o calcanhar, sua parte mais vulnerável.

Saiba mais sobre um tipo de inflamação que acomete os tendões: a Tendinite.