Articulações do Corpo Humano

Lana Magalhães

As articulações do corpo humano, pertencentes ao sistema articular, são responsáveis por muitos movimentos que realizamos.

Ela conecta os ossos do esqueleto humano aos outros ossos e cartilagens. Isso acontece nos joelhos, cotovelos, punhos, tornozelos, ombros, dentre outros.

Portanto, podemos dizer que a articulação é o ponto de encontro entre os ossos, possibilitando os movimentos do corpo.

Alguns elementos que fazem parte das articulações são:

  • a cartilagem articular (tecido conjuntivo elástico);
  • os ligamentos (estruturas fibrosas);
  • a cápsula articular (membrana fibrosa);
  • a membrana sinovial (bolsa com líquido sinovial);
  • os meniscos (estrutura de articulação dos joelhos).

Articulações do Corpo Humano

Os elementos que fazem parte da articulação

Classificação das Articulações

As articulações são classificadas conforme o grau de mobilidade que oferecem. Existem três tipos de articulações:

  1. Sinartrose: São as articulações fibrosas, localizadas entre um osso e outro, caracterizadas por serem inflexíveis. As duas superfícies ósseas são praticamente contínuas, separadas apenas por uma camada de tecido conjuntivo ou cartilaginoso. Exemplos: a articulação do crânio (sutura), dos dentes e do maxilar, da tíbia e a fíbula.
  2. Anfiartrose: São articulações semi-móveis, flexíveis e cartilaginosas. Elas possuem cartilagens entre os ossos e permitem movimentos que evitam o desgaste excessivo dos ossos, auxiliando, dessa maneira, no deslizamento de uns sobre os outros a partir dos diferentes movimentos do corpo. Exemplos: ossos do quadril e vértebras.
  3. Diartrose: São articulações flexíveis, caracterizadas pela presença de bolsas sinoviais, que contém o líquido sinovial ou sinovia, que evitam o desgaste ocasionado pelo atrito. Elas localizam-se entre a pele e os ossos. Exemplos: articulações do ombro, joelhos e cotovelos.

articulação do joelho
Articulação do joelho, um exemplo de diartrose

As bolsas sinoviais atuam como amortecedores em articulações móveis. O líquido sinovial é viscoso, transparente e facilita os deslocamento entre duas partes ósseas. Com o envelhecimento, a produção desse líquido diminui, ocasionando dores nas articulações.

Leia também sobre Ligamentos.

Principais Articulações e Movimentos

Descubra algumas das principais articulações do corpo humano e o movimento que realizam.

Articulações do Crânio

Os ossos do crânio estão ligados de forma que não permitem movimentos. É formado por articulações fixas ou suturas, caracterizando a sinartrose.

Outro exemplo é a articulação entre as costelas e o osso esterno, a movimentação quase não ocorre.

Algumas das suturas do crânio

Algumas das suturas do crânio

Articulações do Ombro

As articulações do ombro são Glenoumeral, Acrômio-clavicular e Esternoclavicular. Em conjunto, elas permitem os movimentos de deslizamento, adução e abdução, flexão e extensão, rotação e circundação.

Articulações do Cotovelo

As articulações do cotovelo são: Úmero-ulnar, Úmero-radial e Rádio-ulnar proximal. Elas possibiltam movimentos de flexão e extensão. São responsáveis pela movimentação do antebraço.

Saiba mais o Sistema Locomotor.

Articulações do Punho e Mão

As articulações do punho e da mão são: Rádio-ulnar distal, Rádiocárpica, Carpometacarpiana, Metacarpofalangiana, Interfalângicas.

Permitem movimentos de adução, abdução, flexão, extensão e deslizamento. Em conjunto, são responsáveis pela movimentação do punho e dos dedos.

Articulações do Quadril

As articulações do quadril são: Sacroilíaca e Coxofemoral. A articulação sacroilíaca só realiza movimento de deslizamento.

Os movimentos realizados pela coxofemoral são abdução e adução, flexão e extensão, rotação e circundação.

Articulações do Joelho

As articulações do joelho são: Patelo-femoral, Tíbio-femoral, Tíbio-fibular. Em conjunto, realizam movimentos de deslizamento, flexão e extensão.

Articulações da Coluna Vertebral

O movimento entre duas vértebras é considerado pequeno, porém, em conjunto representam movimentos de grande amplitude.

Não se esqueça que os músculos também desempenham um importante papel na movimentação do corpo.

Conheça também sobre os Ossos do Corpo Humano.

Doenças nas Articulações

Artrite

A artrite é caracterizada pela inflamação das articulações. Ela está associada ao excesso de peso corporal, trabalhos repetitivos, idade avançada, lesões, dentre outros.

Os sintomas causados pela artrite são: dificuldade de movimentar as articulações, dor, vermelhidão e inchaço.

Alguns tipos de artrite são: artrite reumatoide, artrite gotosa (gota), osteoartrite (artrose), artrite psoriática, artrite séptica, dentre outras.

Artrose

A artrose ou a osteoartrite é uma doença crônica que afeta os ossos e as cartilagens do corpo. É mais comum se desenvolver nas articulações das mãos, punhos, ombros, cotovelos, joelho e pés.

É um tipo de artrite degenerativa, que ocorre normalmente em pessoas com excesso de peso, idade avançada, trabalhadores braçais, sendo mais habitual nas mulheres.

Curiosidades

  • A Artrologia é a ciência que estuda as articulações.
  • Reumatismo é um conjunto de doenças relacionadas com o esqueleto, os músculos e as articulações. Por exemplo, a gota, a fibromialgia, a artrite, a artrose, a osteoporose, o lúpus, dentre outras.
Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.